PME confiantes no potencial das ferramentas de IA

2024-06-06

Em comparação com as grandes empresas, as PME têm mais confiança no potencial da inteligência artificial (IA). Acreditam que trazem melhorias na visão do negócio e insights de operação, aumento na faturação e melhoria da experiência do cliente. E que a utilização das novas tecnologias de inteligência artificial generativa lhes permite competir com as grandes empresas. A conclusão é de um estudo da Salesforce, realizado junto de 600 profissionais de IT.

Este trabalho revela que 95% dos entrevistados que trabalham em PME estão confiantes em usar a IA generativa nas suas funções e veem mais oportunidades de crescimento com essa tecnologia. Acreditam que podem aumentar as receitas e melhorar a experiência dos clientes com a ajuda da IA. Enquanto as PME estão focadas no crescimento através da IA, as grandes corporações estão concentradas em tornar as operações mais eficientes. Estas citam como benefícios a automatização de tarefas de rotina, aumento da eficiência e melhoria da experiência do cliente.

Ao contrário das PME, as empresas de maior dimensão têm enfrentado mais obstáculos ao adotar tecnologia de IA generativa. O que resulta do facto das equipas de IT de grandes empresas terem cinco vezes mais hipóteses de encontrar problemas em equilibrar a velocidade, o valor comercial e a segurança na implementação de novas tecnologias de IA. E ainda de terem duas vezes mais probabilidades de se preocupar com a infraestrutura de gestão de dados de sua organização e duas vezes mais hipóteses de se preocupar com a infraestrutura de segurança de suas empresas.

"A IA está, de facto a nivelar o campo de atuação para pequenas e médias empresas. Com a IA generativa a assumir grande parte das suas tarefas repetitivas, e muitas vezes tarefas mecânicas num conjunto de produtos totalmente conectado, as equipas de PME têm agora mais tempo para trabalhos mais estratégicos e de alto valor, como conectar-se com os seus atuais e potenciais clientes. O resultado é que estas empresas estão a mover-se mais rapidamente do que as de maior dimensão, melhorando simultaneamente a experiência do cliente", afirma em comunicado Kristopher Billmaier, Diretor Geral da Starter Suite.


Plataforma não cumpre regras do Digital Services Act


IA pode automatizar 30% das horas de trabalho até 2030


Dá 23 mil milhões de dólares pela startup de cibersegurança Wiz


Revela 21ª Edição do eGovernment Benchmark report da Capgemini


Depois de um recuo de 18% nas vendas e de 32% nos lucros


Liderando três novos relatórios de grandes analistas de mercado


Apesar de ter voltado a crescer na América do Norte


Terá de aplicar compromissos até 25 de julho