A Qualcomm chegou a acordo para adquirir a Edge Impulse, plataforma de desenvolvimento de IA, com o objetivo de fortalecer a sua posição nos promissores mercados da IoT e IA. Não foram divulgados valores do investimento, com o qual a fabricante de chips terá acesso a tecnologia de ponta.
A compra, anunciada na Embedded World, na Alemanha, dará à Qualcomm acesso à plataforma de IA de ponta da Edge Impulse, que atualmente oferece suporte a mais de 170 mil developpers, criando e implantando modelos de IA em uma ampla gama de aplicações e hardware de ponta. Fornece ainda recursos para dimensionar soluções de IoT para casos de uso, como a redução do tráfego de backhaul para data centers centralizados.
A Qualcomm planeia integrar o Edge Impulse com o seu Qualcomm AI Hub, avançando que poderá melhorar a otimização dos modelos de IA para as suas plataformas, proporcionando um desempenho até 4 vezes superior, ao mesmo tempo que reduz o tamanho do modelo e os requisitos de memória. A plataforma vai manter a sua marca atual, surgindo apenas como "uma empresa Qualcomm".
Considerando haver uma verdadeira corrida ao armamento digital