Reino Unido segue UE e EUA e proíbe TikTok no Governo

2023-03-17

O Reino unido acaba de proibir a utilização do TikTok a todos os funcionários do Governo nos seus equipamentos oficiais. O objetivo é prevenir fuga de informações sensíveis, seguindo assim os passos já tomados por Bruxelas, Ottawa e Washington. A medida tem efeitos imediatos, seguindo-se uma análise de segurança pedida pelo governo.

"A segurança de informação sensível do Governo é prioritária. Por isso, estamos a banir esta aplicação dos equipamentos do governo", avança em comunicado oficial Oliver Dowden, Chanceler do Ducado de Lencastre, o nº 2 do governo britânico. 

Refere-se que tendo em conta a natureza sensível de informações guardadas nos equipamentos dos funcionários do governo, estão a ser tomadas medidas mais apertadas nas aplicações de terceiros, sendo introduzida a proibição, por precaução, do TikTok nos smartphones. 

Assim, os funcionários passam a ter acesso limitado à rede social, numa medida semelhante à já tomada por outros parceiros internacionais, como os Estados Unidos, Canadá e União Europeia. Adianta-se ainda que a plataforma chinesa obriga os utilizadores a dar permissão à aplicação para aceder aos dados guardados no equipamento, que são depois recolhidos e armazenados pela empresa. 

"Dar acesso a essas permissões dá à empresa acesso a uma grande variedade de dados do equipamento, incluindo contactos, conteúdos do utilizador e dados de geolocalização. E o Governo partilha a mesma preocupação sobre como é que esses dados poderão ser utilizados", diz o comunicado. 

A decisão abrange apenas os equipamentos oficiais dos funcionários das fontes do governo, não proibindo que os mesmos utilizam a app de forma pessoal nos seus smartphones privados, sejam ministros ou público em geral. E deixa aos utilizadores individuais a responsabilidade de escolha da utilização dos seus equipamentos nas redes sociais, segundos as suas políticas de dados, quando consideram fazer o download das aplicações e utilizá-las.

 


Fabricante quase não tem concorrência para o fornecimento do mercado


nos prócimos 3 anos, para facilitar o acesso dos clientes


Regras só entrarão em vigor no final de 2025, se o processo acelerar


De adesão voluntária pelos players do mercado


Posição é subscrita por 350 especialistas mundiais


Gigante lança estudo “Microsoft Governing AI: A Blueprint for the Future”


Administração Biden defende cooperação internacional para resolver desafios globais


Para explorar casos de uso inovadores