Reino Unido segue UE e EUA e proíbe TikTok no Governo

2023-03-17

O Reino unido acaba de proibir a utilização do TikTok a todos os funcionários do Governo nos seus equipamentos oficiais. O objetivo é prevenir fuga de informações sensíveis, seguindo assim os passos já tomados por Bruxelas, Ottawa e Washington. A medida tem efeitos imediatos, seguindo-se uma análise de segurança pedida pelo governo.

"A segurança de informação sensível do Governo é prioritária. Por isso, estamos a banir esta aplicação dos equipamentos do governo", avança em comunicado oficial Oliver Dowden, Chanceler do Ducado de Lencastre, o nº 2 do governo britânico. 

Refere-se que tendo em conta a natureza sensível de informações guardadas nos equipamentos dos funcionários do governo, estão a ser tomadas medidas mais apertadas nas aplicações de terceiros, sendo introduzida a proibição, por precaução, do TikTok nos smartphones. 

Assim, os funcionários passam a ter acesso limitado à rede social, numa medida semelhante à já tomada por outros parceiros internacionais, como os Estados Unidos, Canadá e União Europeia. Adianta-se ainda que a plataforma chinesa obriga os utilizadores a dar permissão à aplicação para aceder aos dados guardados no equipamento, que são depois recolhidos e armazenados pela empresa. 

"Dar acesso a essas permissões dá à empresa acesso a uma grande variedade de dados do equipamento, incluindo contactos, conteúdos do utilizador e dados de geolocalização. E o Governo partilha a mesma preocupação sobre como é que esses dados poderão ser utilizados", diz o comunicado. 

A decisão abrange apenas os equipamentos oficiais dos funcionários das fontes do governo, não proibindo que os mesmos utilizam a app de forma pessoal nos seus smartphones privados, sejam ministros ou público em geral. E deixa aos utilizadores individuais a responsabilidade de escolha da utilização dos seus equipamentos nas redes sociais, segundos as suas políticas de dados, quando consideram fazer o download das aplicações e utilizá-las.

 


Para garantir que utilizadores separam factos da ficção


Para ampliar capacidade dos seus centros de dados


Fabricante de chips regista números recorde


Empresas ainda não estão a dar prioridade ao tema


De acordo com novo relatório da Salesforce


No âmbito do seu maior evento de tecnologia


Empresa revela dados do Wolf Security Threat Insights Report


Para acelerar ofertas aos clientes


Além dos projetos similares nos Países Baixos e Bélgica


Através de nova iniciativa “Value Generation”