Samsung assina contrato de 16,5 milhões de dólares com Tesla na IA

2025-07-29

A Samsung assinou um contrato com a Tesla, no valor de 16,5 mil milhões de dólares, para o fornecimento de chips para alimentar a inteligência artificial da fabricante automóvel de Elon Musk. O grupo sul-coreano não quis adiantar o nome da empresa com a qual fez a parceria, mas o empresário norte-americano acabou por desvendar a identidade.

Assim, Elon Musk acabou por confirmar o que é um dos maiores negócios do setor de tecnologia. A parceria pretende acelerar a produção de chips essenciais para os carros da Tesla, especialmente o chip AI6, que será crucial para otimizar a IA nos veículos da marca.

A existência deste acordo não era novidade, uma vez que a Samsung tinha apresentado um documento regulatório em que mencionava as condições do contrato, dizendo que a identidade da empresa parceira só seria divulgada até o final de 2033, citando um pedido da parte contrária "para proteger segredos comerciais", como avançou o canal norte-americano CNBC.

Mas o maior bilionário do mundo acabou por abrir o jogo na sua rede social X, ao revelar que a própria Tesla é a empresa envolvida no acordo. "A nova fábrica gigante da Samsung no Texas será dedicada à produção do chip AI6 de última geração da Tesla. É difícil exagerar a importância estratégica disso", afirmou.

O acordo com a Tesla surge num momento crítico para a Samsung, já que enfrenta uma crescente pressão na competição para produzir chips de IA, mas continua atrás de concorrentes como a TSMC e a SK Hynix, o que tem tido um impacto significativo nos seus lucros.

"A Samsung concordou em permitir que a Tesla ajudasse a maximizar a eficiência da produção. Este é um ponto crítico, pois eu mesmo vou acompanhar o processo para acelerar o ritmo do progresso. E a fábrica está convenientemente localizada não muito longe da minha casa", comentou Elon Musk num outro post no X. Onde acrescentou que "o valor de 16,5 mil milhões de dólares é apenas o mínimo necessário. A produção real provavelmente será várias vezes superior".

Segundo a fabricante sul-coreana, o contratoterá começado oficialmente a 26 de julho de 2025, com o recebimento das encomendas, e estender-se-á até 31 de dezembro de 2033.
 


Para tornar dispositivos mais proativos e inteligentes


Para reforçar áreas consideradas críticas para o futuro da Europa


Mostra Eurobarómetro Especial sobre a Década Digital


Preparando-se com parcerias para a nova fase da tecnologia


Será a mexida mais ampla em mais de duas décadas


Mas empresas ainda têm de redesenhar o trabalho