Cerca de 45% dos colaboradores estão a ser encorajados pela entidade patronal a trabalhar a partir de casa para pouparem nas contas de eletricidade e aquecimento do escritório. Mas, caso as empresas não ajustem a política de despesas para fazer face ao aumento da inflação, 47% dos empregados diz que irá passar mais tempo no escritório, para reduzir o consumo de energia em sua casa. A conclusão é de um estudo da SAP Concur, denominado "Expense Management in Times of Inflation: How to Improve Employee Experience".
Este trabalho analisou não só o tema da inflação, como os desafios que as empresas enfrentam quando se trata de proporcionar uma boa experiência aos colaboradores, as consequências de uma má decisão, e as ferramentas digitais, que as empresas europeias, estão a implementar para ajudar a mitigar riscos. Por toda a Europa, estão a aumentar as preocupações quer nos colaboradores (com as suas finanças pessoais), quer entre empresas e os mesmos, na medida em que tanto os líderes como os colaboradores querem tomar decisões de poupança.
De acordo com o estudo, 45% dos colaboradores salientam que a entidade patronal está a encorajá-los a trabalhar a partir de casa para pouparem nas contas de eletricidade e aquecimento do escritório. Simultaneamente, 47% afirma que vão passar mais tempo no escritório para reduzir o consumo de energia em sua casa, caso o seu empregador não ajuste a política de despesas para fazer face ao aumento da inflação. Mas há algumas empresas têm vindo a apoiar os seus colaboradores. Assim, 50% afirma que a entidade patronal efetuou um pagamento único para fazer face ao aumento de custo de vida.
Os colaboradores foram no estudo muito claros sobre os fatores que os poderão ajudar a aliviar os seus encargos: 65% dos inquiridos afirmam que um salário mais alto ou um aumento do mesmo aumentaria a satisfação no trabalho, com 56% a alegar que horários de trabalho flexíveis também seriam benéficos para 47%, um apoio financeiro único ajudaria e 40% salienta ainda que vouchers de gasolina ou outra opção para despesas de deslocações seriam bem-vindos.
O estudo da SAP Concur concluiu ainda que os reembolsos tardios das despesas constituem uma ameaça para as finanças dos colaboradores. De acordo com o inquérito, 58% dos colaboradores preocupa-se que os reembolsos em atraso impactem as suas finanças pessoais. Os responsáveis nas empresas por estas decisões, RH e Financeiros, concordam: 36% afirma que a situação económica atual pode significar que as despesas dos colaboradores venham a ser pagas com atraso, o que poderá vir a resultar que os mesmos não consigam fazer face aos seus compromissos pessoais.
Cerca de 46% dos colaboradores afirmam que os processos de reembolso são tão complexos e/ou demorados que acabam por não apresentar as despesas mais baixas. 58% estão preocupados por estarem a perder, a nível financeiro, por conta de despesas não apresentadas (por exemplo: perda recibos/faturas, não submeter a tempo).
Embora as políticas de despesas contribuam, durante um aumento de custo de vida, para a satisfação dos colaboradores, são poucas as empresas que estão a ajustar-se para agir em conformidade. 45% dos responsáveis pela tomada de decisão constatam que os colaboradores podem ficar ainda mais insatisfeitos se não ajustarem a sua política de despesas como resposta à inflação.
Os colaboradores admitem preocupações aquando do pedido para reembolso das suas despesas. 49% receia que os seus diretores pensem mal deles por apresentarem pedidos de reembolsos altos. Já 48% preocupam-se caso cometam, de forma involuntária, algum tipo de fraude ao errarem nos processos ou realizarem compras não autorizadas. 54% salienta a sua preocupação em deixar, caso arquivem mal as suas despesas, os seus supervisores numa situação desconfortável.
"Com a crise do custo de vida que enfrentamos é ainda mais importante que as empresas questionem as políticas existentes inerentes ao trabalho híbridos e aos processos de gestão de despesas. Políticas e processos que possam não ter sido os ideais, mas ainda assim amplamente aceites, podem agora tornar-se problemáticas para a experiência do colaborador. As despesas têm tido um papel subvalorizado no envolvimento dos colaboradores, pois estas demonstram o cuidado, das organizações, pelo colaborador e a vontade de cuidar do seu bem-estar. Contudo, os processos de despesas são fonte de preocupação para os colaboradores - quer seja o medo de, acidentalmente, cometer uma fraude ou de não serem reembolsados a tempo", destaca João Carvalho, Head of SAP Concur da Southern Europe and Africa.
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