SAP anuncia mais inovações e novas parcerias na IA

2024-06-06

A SAP apresentou várias inovações e parcerias de IA generativa na sua conferência anual SAP Sapphire. Todas comprovam que está a levar os negócios para o próximo nível na era da Inteligência Artificial (IA). Ao introduzir a IA de negócio num portefólio de cloud empresarial que potencia os processos mais críticos do mundo e ao estabelecer parcerias com empresas que estão na vanguarda no que é possível fazer, a SAP está a desencadear uma nova onda de conhecimento e perspicácia aos negócios globais. Assim, além das inovações em SAP Business AI, tem novas colaborações, incluindo Google Cloud, Meta, Microsoft, Mistral AI e NVIDIA.

"As inovações de Business AI redefinirão a forma como as empresas funcionam. Os anúncios e as parcerias de IA que anunciamos baseiam-se no nosso compromisso de fornecer tecnologia revolucionária que produz resultados reais, ajudando os clientes a libertar a agilidade e o engenho que necessitam para serem bem-sucedidos no atual panorama empresarial, que se encontra em rápida evolução", afirma Christian Klein, CEO e membro da Comissão Executiva da SAP.

À medida que a SAP incorpora a Business AI nas suas soluções empresariais, proporciona perspetivas valiosas aos utilizadores das empresas, capacitando-os a obter melhores resultados e a melhorar a criatividade e resolução de problemas. Os exemplos incluem relatórios gerados por IA nas soluções SAP SuccessFactors, que fornecem aos gestores de recursos humanos visões responsáveis para temas relacionados com a compensação, bem como capacidades de previsão nas soluções SAP Sales Cloud que preveem combinações de vendedores e produtos com maior probabilidade de impulsionarem as vendas.

Entretanto, a SAP Business Technology Platform está a adicionar modelos de linguagem de grande dimensão da Amazon Web Services, Meta e Mistral AI ao seu hub de IA generativa. Esta capacidade na infraestrutura SAP AI Core facilita a criação de casos de utilização de IA generativa para aplicações SAP.

O copiloto de IA generativa da SAP, o Joule, que classifica e contextualiza rapidamente os dados de vários sistemas para avançar com a automatização e melhoria da tomada de decisão, está a estender-se a todo o portefólio de soluções da empresa. Foi lançado nas soluções SAP SuccessFactors no outono passado e está agora integrado nas soluções SAP S/4HANA Cloud e noutras, incluindo o SAP Build e o SAP Integration Suite. Até ao final do ano, esta expansão incluirá as soluções SAP Ariba e SAP Analytics Cloud.

Durante o SAP Sapphire, a SAP também anunciou planos para ampliar ainda mais o âmbito do Joule, integrando-o com o Microsoft Copilot para enriquecimento do conhecimento. Esta integração profunda e bidirecional oferece aos utilizadores uma experiência unificada, construída exatamente no fluxo de trabalho, permitindo o acesso contínuo a informações a partir de interações com as aplicações empresariais da SAP e Microsoft 365.

Refletindo a crescente importância da IA de negócio, a SAP está a redobrar o seu compromisso com os princípios de IA relevante, fiável e responsável de que foi pioneira. No Sapphire, a SAP está a adotar os 10 princípios orientadores da Recomendação da UNESCO sobre a Ética da Inteligência Artificial, que visam garantir que as tecnologias de IA são desenvolvidas e utilizadas de forma a respeitar os direitos humanos, promover a justiça e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

A SAP está a estabelecer parcerias com os principais líderes tecnológicos para transpor os limites do que a IA generativa pode fazer ao nível empresarial. Para além da colaboração alargada com a AWS e a Microsoft, as parcerias com a Google Cloud, a Meta, a Mistral AI e a NVIDIA garantem que pode aproveitar o poder da tecnologia preparada para IA, para acelerar a inovação e fornecer resultados mais ricos no mundo real.

Está ainda a expandir a sua parceria com a Google Cloud, utilizando a IA de negócio para ajudar as empresas a prever e mitigar melhor os riscos da cadeia de abastecimento, de modo a minimizarem as interrupções e a manterem os níveis ideais de inventário. As empresas integrarão o Joule e a solução SAP Integrated Business Planning for Supply Chain com o assistente de IA dos modelos Gemini da Google Cloud e as fundações de dados do Google Cloud Cortex Framework. E irá tirar partido do Meta Llama 3 para gerar guiões que processam aplicações analíticas altamente personalizadas na SAP Analytics Cloud. O modelo de IA de próxima geração da Meta destaca-se pelas nuances linguísticas e compreensão contextual, tornando-o um candidato ideal para transpor os requisitos de negócio da empresa em resultados tangíveis.

O grupo quer ainda adicionar novos modelos de linguagem de grande dimensão da Mistral AI, uma empresa mundial com sede em Paris especializada em IA generativa, à capacidade do hub de IA generativa no SAP AI Core.

Com a NVIDIA, avançou com uma parceria entre produtos para incorporar tecnologias de ponta em aplicações empresariais prontas a utilizar. à medida que a SAP treina o Joule para servir como um assistente de IA para as implementações das soluções RISE with SAP, os modelos de IA de última geração da NVIDIA analisam os recursos de consultoria da SAP para fornecer respostas relevantes e precisas a perguntas relacionadas com a implementação;

O sucesso das empresas na era da IA significa estar na cloud. A SAP está a tornar a mudança mais fácil do que nunca com iniciativas que ajudam os clientes a encontrar os parceiros com a experiência necessária para as transformações complexas do SAP S/4HANA Cloud. As outras inovações na cloud destacadas no SAP Sapphire incluem funcionalidades que ajudam as organizações de todo o mundo a medir, gerir e executar as suas estratégias de sustentabilidade. As soluções SAP Sustainability Control Tower e SAP Sustainability Footprint Management monitorizam agora as pegadas de carbono em escala e ajudam as empresas a cumprirem a regulamentação. 


Plataforma não cumpre regras do Digital Services Act


IA pode automatizar 30% das horas de trabalho até 2030


Dá 23 mil milhões de dólares pela startup de cibersegurança Wiz


Revela 21ª Edição do eGovernment Benchmark report da Capgemini


Depois de um recuo de 18% nas vendas e de 32% nos lucros


Liderando três novos relatórios de grandes analistas de mercado


Apesar de ter voltado a crescer na América do Norte


Terá de aplicar compromissos até 25 de julho