SAP vende Qualtrics por 7,7 mil milhões de dólares

2023-03-17

A SAP chegou a acordo para a venda da sua participação na Qualtrics International, no âmbito da compra desta pelos fundos afiliados à Silver Lake e pelo Canada Pension Plan Investment. No total, vai encaixar 7,7 mil milhões de dólares com esta operação, que envolve 423 milhões de ações.

A Qualtrics foi comprada no final de 2018 pela SAP por um total de 8 mil milhões de euros, por ser uma plataforma de gestão de experiências, recolhendo e processando pesquisas de funcionários e colaboradores.

De acordo com o CEO da SAP, Christian Klein, a SAP planeia manter-se como "parceira próxima de mercado e tecnologia, servindo conjuntamente os clientes e continuando a contribuir para o sucesso da Qualtrics". Refere ainda que desde a compra da Qualtrics, o número de empresas e marcas que utilizam o seu software aumentou de 10 mil para mais de 18 mil. 

A transação está sujeita às autorizações regulatórias e deverá ser concluída no segundo semestre deste ano.  A SAP já vai colocar os resultados da Qualtrics como operação descontinuada no balanço do 1º trimestre de 2023.

O acordo agora anunciado resultou de um processo de negociação iniciado a 26 de janeiro e identificou a proposta conjunta da Silver Lake e da CPP Investments como a mais atrativa. 


Clientes e parceiros podem interagir diretamente com as equipas


Estudo BCG sobre as perspetivas de desenvolvimento do mercado


Fabricante antecipa recuperação no decurso deste ano


Revelam dados da IDC do 1º trimestre do ano


Ao mesmo tempo que reforça investimentos na IA


Fabricante impactada pelo abrandamento da procura mundial


Grupo é distinguido com três prémios


Com foco nos chips legacy chineses


Através da criação de um grupo de estudo