Schneider Electric investe na ETAP para liderar a eletrificação inteligente e verde

2021-02-25 A Schneider Electric, líder na transformação digital da gestão de energia e automação, adquiriu uma participação de controlo na ETAP Automation, uma plataforma de software líder na modelação e simulação de sistemas de energia elétrica. Com a confiança de mais de dez mil empresas de design e engenharia a nível global, a ETAP modela, simula, controla e otimizar os sistemas de energia elétrica dos clientes com base nos seus gémeos digitais equivalentes.

Sujeito às aprovações regulamentares e legais normais, o investimento na ETAP completa o portefólio de software existente da Schneider Electric para sistemas de energia elétrica. A tecnologia será integrada na plataforma tecnológica de design e operação de sistemas de energia crítica baseada na cloud da empresa, utilizando soluções agnósticas de modelação, design, simulação preditiva e de operações em tempo real. Tudo isto irá ajudar a digitalizar o ciclo de vida de ponta a ponta e trazer eficiência, sustentabilidade e resiliência melhoradas às aplicações de rede e energia crítica.

Avançar na digitalização será um facilitador fundamental para a transição energética. Esta oferta conjunta abrirá o caminho para data centers verdes e redes elétricas resilientes, permitindo uma melhor integração de energias renováveis, microgrids, células de combustíveis e tecnologia de armazenamento de baterias. Para além disso, clientes e parceiros de setores híbridos e processos críticos, centrais elétricas e redes, data centers, ferrovias e aeroportos vão beneficiar de capacidades melhoradas de modelação, design e manutenção preditiva.

Em 2040, o mundo da eletricidade será profundamente diferente: a quota de eletricidade em tudo o que fizermos duplicará, atingindo pelo menos 40% do consumo final de energia; e seis vezes mais eletricidade será produzida a partir de energia solar e eólica (Fonte: IEA). Contudo, os sistemas de distribuição elétrica atuais registam altos níveis de ineficiência devido à baixa adoção de tecnologias digitais.

Uma infraestrutura mais eficiente e de baixo carbono não pode existir sem um design mais inteligente. Estudos demonstram que a necessidade de repetir tarefas causada por erros de design é responsável por um aumento de até 20% no total das despesas CAPEX. A solução combinada irá ajudar a melhorar o desempenho do sistema de energia, desde a modelagem ao design, passando pelas operações, para impulsionar um melhor desempenho dos ativos da rede.

Ao otimizar digitalmente os sistemas críticos complexos, a oferta conjunta da Schneider Electric e da ETAP irá maximizar o processo de produção do sistema de energia através de modelos de design padrão, agnósticos quanto ao fornecedor e para aplicações específicas; modelos de dados capacitados por gémeos digitais e bibliotecas de produtos, assim como proteger as equipas e equipamentos operacionais contra arcos elétricos, sobretensões e sobreaquecimento. Melhora ainda o tempo de funcionamento do sistema, antecipa falhas e protege cargas críticas, assim como a informação em tempo real sobre novos recursos energéticos, incluindo a energia solar fotovoltaica, as células de combustível e o armazenamento de baterias. Permite também otimizar o desempenho operacional com manutenção preventiva e preditiva.

A integração da plataforma EcoStruxureTM Power Design da Schneider Electric com as soluções de design de software elétrico da ETAP ampliará o seu alcance através de plataformas operacionais abertas a milhões de ativos ligados através de aplicações de sistemas críticos e energeticamente intensivos. Desta forma, poderão contribuir para digitalizar as infraestruturas críticas, criar data centers mais sustentáveis e descarbonizar ainda mais a produção e o transporte de energia.

Continuando a ETAP a operar como fornecedor independente de software e a aportar valor enquanto fabricante agnóstico, as suas soluções vão reforçar a posição da Schneider Electric como um dos principais players em design elétrico, oferecendo aos clientes capacidades únicas de software para modelar, simular e operar empresas elétricas e sistemas energeticamente intensivos. Juntamente com o recente investimento estratégico do Grupo na IGE+XAO e na Alpi, esta nova aquisição vem melhorar ainda mais as capacidades da Schneider Electric no que toca à tecnologia de gémeos digitais para Redes, Energia e setores de missão crítica.

Esta transação estratégica está alinhada com a visão da Schneider Electric para fazer crescer a sua oferta de software de ponta a ponta líder de mercado, bem como o seu compromisso de ajudar os clientes nos seus processos de transformação digital para impulsionar a sustentabilidade, eficiência e resiliência ao longo do ciclo de vida, desde o CAPEX ao OPEX.

Gastos vão atingir os 12 mil milhões de dólares no final deste ano, antecipa a IDC


Na sequência da integração na Capgemini e para agregar engenharia e I&D


Durante a pandemia plataforma da Google já retirou 800 mil vídeos


Nova unidade vai definir códigos de conduta para as relações entre os players


De acordo com os dados mais recentes da Forbes


Pondo um final em todos os litígios que envolviam os dois grupos


Supreme Court considera que não houve violação da propriedade intelectual


Embora receie o impacto desta nova realidade na cultura de empresa