Schneider Electric investe na ETAP para liderar a eletrificação inteligente e verde
2021-02-25
![]()
A Schneider Electric, líder na transformação digital da gestão de energia e automação, adquiriu uma participação de controlo na ETAP Automation, uma plataforma de software líder na modelação e simulação de sistemas de energia elétrica. Com a confiança de mais de dez mil empresas de design e engenharia a nível global, a ETAP modela, simula, controla e otimizar os sistemas de energia elétrica dos clientes com base nos seus gémeos digitais equivalentes.
Sujeito às aprovações regulamentares e legais normais, o investimento na ETAP completa o portefólio de software existente da Schneider Electric para sistemas de energia elétrica. A tecnologia será integrada na plataforma tecnológica de design e operação de sistemas de energia crítica baseada na cloud da empresa, utilizando soluções agnósticas de modelação, design, simulação preditiva e de operações em tempo real. Tudo isto irá ajudar a digitalizar o ciclo de vida de ponta a ponta e trazer eficiência, sustentabilidade e resiliência melhoradas às aplicações de rede e energia crítica.
Avançar na digitalização será um facilitador fundamental para a transição energética. Esta oferta conjunta abrirá o caminho para data centers verdes e redes elétricas resilientes, permitindo uma melhor integração de energias renováveis, microgrids, células de combustíveis e tecnologia de armazenamento de baterias. Para além disso, clientes e parceiros de setores híbridos e processos críticos, centrais elétricas e redes, data centers, ferrovias e aeroportos vão beneficiar de capacidades melhoradas de modelação, design e manutenção preditiva.
Em 2040, o mundo da eletricidade será profundamente diferente: a quota de eletricidade em tudo o que fizermos duplicará, atingindo pelo menos 40% do consumo final de energia; e seis vezes mais eletricidade será produzida a partir de energia solar e eólica (Fonte: IEA). Contudo, os sistemas de distribuição elétrica atuais registam altos níveis de ineficiência devido à baixa adoção de tecnologias digitais.
Uma infraestrutura mais eficiente e de baixo carbono não pode existir sem um design mais inteligente. Estudos demonstram que a necessidade de repetir tarefas causada por erros de design é responsável por um aumento de até 20% no total das despesas CAPEX. A solução combinada irá ajudar a melhorar o desempenho do sistema de energia, desde a modelagem ao design, passando pelas operações, para impulsionar um melhor desempenho dos ativos da rede.
Ao otimizar digitalmente os sistemas críticos complexos, a oferta conjunta da Schneider Electric e da ETAP irá maximizar o processo de produção do sistema de energia através de modelos de design padrão, agnósticos quanto ao fornecedor e para aplicações específicas; modelos de dados capacitados por gémeos digitais e bibliotecas de produtos, assim como proteger as equipas e equipamentos operacionais contra arcos elétricos, sobretensões e sobreaquecimento. Melhora ainda o tempo de funcionamento do sistema, antecipa falhas e protege cargas críticas, assim como a informação em tempo real sobre novos recursos energéticos, incluindo a energia solar fotovoltaica, as células de combustível e o armazenamento de baterias. Permite também otimizar o desempenho operacional com manutenção preventiva e preditiva.
A integração da plataforma EcoStruxure
TM Power Design da Schneider Electric com as soluções de design de software elétrico da ETAP ampliará o seu alcance através de plataformas operacionais abertas a milhões de ativos ligados através de aplicações de sistemas críticos e energeticamente intensivos. Desta forma, poderão contribuir para digitalizar as infraestruturas críticas, criar data centers mais sustentáveis e descarbonizar ainda mais a produção e o transporte de energia.
Continuando a ETAP a operar como fornecedor independente de software e a aportar valor enquanto fabricante agnóstico, as suas soluções vão reforçar a posição da Schneider Electric como um dos principais players em design elétrico, oferecendo aos clientes capacidades únicas de software para modelar, simular e operar empresas elétricas e sistemas energeticamente intensivos. Juntamente com o recente investimento estratégico do Grupo na IGE+XAO e na Alpi, esta nova aquisição vem melhorar ainda mais as capacidades da Schneider Electric no que toca à tecnologia de gémeos digitais para Redes, Energia e setores de missão crítica.
Esta transação estratégica está alinhada com a visão da Schneider Electric para fazer crescer a sua oferta de software de ponta a ponta líder de mercado, bem como o seu compromisso de ajudar os clientes nos seus processos de transformação digital para impulsionar a sustentabilidade, eficiência e resiliência ao longo do ciclo de vida, desde o CAPEX ao OPEX.