Soluções e serviços de IA têm impacto global de 22,3 biliões até 2030

2025-04-03

As ferramentas de inteligência artificial (IA) estão a ter um impacto global, sendo que até 2030 os serviços e soluções assentes na tecnologia deverão gerar, em termos acumulados, receitas de 22,3 biliões de dólares. O que equivalerá a 3,7% do PIB mundial. As contas são da IDC, no seu estudo "Impacto Económico Global da IA".
Este trabalho avaliou os efeitos diretos, indiretos e induzidos da IA na economia, proporcionando uma visão abrangente do papel da tecnologia na promoção da inovação e da produtividade.
"A inovação empresarial contínua através da utilização de IA, acelerada pela utilização crescente de agentes de IA, está a impulsionar maiores investimentos diretos em infraestruturas e software, bem como a gerar despesas indiretas substanciais em toda a cadeia de fornecimento de tecnologia. Os grandes fornecedores de serviços cloud estão a investir fortemente em infraestruturas, refletindo a importância crescente de ecossistemas complexos de IA que apoiam a competitividade regional e a expansão dos negócios", refere em comunicado Rick Villars, vice-presidente do grupo Worldwide Research da IDC.
"As organizações em todo o mundo estão sinalizando um compromisso crescente com o investimento em IA - particularmente na construção de centros e fábricas regionais de IA estruturados, projetados para aumentar a competitividade e acelerar a adoção de tecnologia", acrescenta Carla La Croce, research manager, Data and Analytics da IDC.
O estudo indica que em termos de impacto económico da IA, cada novo dólar gasto em soluções e serviços de IA deverá gerar mais 4,9 dólares na economia global, sublinhando a significativa produtividade multiplicadora e o efeito de aceleração dos negócios dos investimentos em IA nos próximos anos.
Já em termos de iniciativas globais, estão em curso investimentos em grande escala em infraestruturas de IA, incluindo o projeto Stargate nos EUA, a iniciativa InvestAI da UE e os projetos franceses de computação de IA. Estas e outras iniciativas semelhantes para estabelecer centros e fábricas de IA irão promover a inovação e a competitividade.
Destaca-se ainda que a IA está a melhorar a eficiência operacional, a aumentar a produtividade e a abrir novos fluxos de receitas em vários setores. A sua capacidade de automatizar tarefas de rotina permite a reafectação de recursos a atividades mais estratégicas e criativas.


Reagindo às multas aplicadas por Bruxelas no âmbito do DMA


Reforçando a sua posição na América Latina


Gigante perde 5,5 mil milhões de dólares apenas num trimestre