Tecnológicas e estados criam aliança internacional ‘Current AI’

2025-02-12

A França e outros oito países, assim como associações e empresas, incluindo tecnológicas como a Google e a Salesforce, anunciaram uma parceria de interesse público na IA. Conta com um investimento estimado em 400 milhões de dólares. O anúncio foi feito na véspera da abertura da cimeira sobre IA em Paris.
Denominada "Current AI", a parceria conta com o apoio de responsáveis como Arthur Mensch, da startup francesa Mistral AI, e Fidji Simo, diretor da plataforma americana de entrega de compras Instacart. Espera-se que angarie 2,5 mil milhões de dólares nos próximos cinco anos para desenvolver o acesso a bases de dados privadas e públicas em áreas como a saúde e a educação, e para investir em ferramentas e infraestruturas de código aberto para tornar a IA mais "transparente e segura".
O projeto pretende também desenvolver "sistemas para avaliar o impacto social e ambiental" da IA. "A Current AI contribuirá para o desenvolvimento dos nossos próprios sistemas de inteligência artificial em França e na Europa para diversificar o mercado e promover a inovação em todo o mundo", refere o presidente francês, Emmanuel Macron, em comunicado.
Os países fundadores da parceria incluem o Chile, a Finlândia, a Nigéria, Marrocos, o Quénia, a Alemanha, a Eslovénia e a Suíça. Do lado empresarial, participam a Google, Salesforce e o grupo "AI Collaborative", do fundador do eBay, Pierre Omidyar, entre outros.
 


Pretende-se angariar 100 mil milhões de dólares para investir


Na sequência de uma investigação iniciada há um ano


Considerando haver uma verdadeira corrida ao armamento digital


De acordo com os dados do Consumer Conditions Scoreboard