O reforço do investimento na inteligência artificial (IA) tem sido notório nas várias indústrias. Sendo que o setor das telecomunicações é um exemplo dessa aposta: 75% das empresas admitem acelerar o investimento em IA e automação em 2025, com um aumento médio entre os 16% e 30%, respetivamente, face a 2024. A conclusão é do The Bridge to the Next Telecom Ecosystem: Challenges and Priorities, um estudo da NTT DATA e da MIT Technology Review.
O trabalho mostra que, se o investimento é geral, a abordagem seguida varia consoante a estratégia de cada player. Cerca de 25% das organizações inquiridas optaram por se concentrar em casos de uso identificados e 33,3% avançaram para uma abordagem transversal a toda a empresa. Já outro terço outou por combinar ambas as estratégias, permitindo a transformação tecnológica em toda a organização e aplicando efetivamente a IA em casos de utilização prática.
"Estamos num momento crucial para o setor de telecomunicações, na medida em que a fase de experimentação da IA acabou e o setor está a duplicar o investimento nesta tecnologia. As empresas de telecomunicações sabem que a IA pode resolver muitos de seus desafios em monetização e custos, e isso reflete-se no aumento das projeções de investimento em IA, o que é fundamental", refere em comunicado David Caja, partner & head of Telecom & Media da NTT DATA IBIOL-
"Estamos no início de uma transformação sem precedentes, motivada pela IA, que poderá desvendar novas fontes de receita e acelerar a sua captura pelas áreas de negócio. Depois dos testes e das experiências, é tempo de os operadores de telecomunicações escalarem os casos de uso capazes de entregar valor, para conseguirem tirar pleno partido desta tecnologia. O estudo da NTT DATA revela que os decisores estão cada vez mais conscientes do seu potencial e que vão aumentar significativamente o investimento em IA e automação, reforçando o papel da nossa indústria na vanguarda da inovação", acrescenta Raquel Santos, head of Telecom, Media & Tech da NTT DATA Portugal.