Três em cada cinco empresas já exploram a IA quântica

2025-06-17

A computação quântica e as tecnologias relacionadas, como a IA quântica, são apontadas como a próxima grande onda depois da IA. E o interesse pela computação quântica é muito alto entre os líderes empresariais de diversos setores. Mais de 60% já estão a investir ativamente ou a explorar oportunidades em IA quântica. Os dados são de um estudo global realizado pelo SAS. 
O trabalho incidiu sobre 500 líderes empresariais de diversos setores e constatou ainda que estes indicam que persistem barreiras cruciais à adoção da IA quântica. Entre as suas principais preocupações estão o elevado custo (38%), a falta de compreensão ou conhecimento (35%) e a incerteza quanto à aplicação prática no mundo real (31%). 
Assim, embora o interesse pela IA quântica esteja a aumentar, as organizações precisam de um guia e plano de ação para aproveitá-la ao máximo. É aqui que o SAS, líder em dados e IA, pode ajudar. Através de projetos-piloto com clientes, pesquisas em IA quântica e trabalho com líderes em computação quântica, pretende orientar as empresas sobre a aplicação de tecnologias quânticas nas suas organizações. Quer tornar a computação quântica compreensível e acessível a um público mais amplo, para que possam obter valor mais rapidamente sem precisar de compreender o complexo mercado quântico ou a física por trás da tecnologia.
"Durante décadas, o SAS ajudou organizações de diversos setores a encontrar respostas melhores e mais rápidas, melhorando decisões de negócios através dos dados e da IA. Com o surgimento das tecnologias quânticas, as empresas podem analisar mais dados do que nunca e obter respostas incrivelmente rápidas para questões muito complexas que envolvem inúmeras variáveis. O nosso objetivo é tornar a pesquisa quântica simples e intuitiva para todos os nossos clientes e ajudá-los a aplicá-la nos seus negócios", diz Bill Wisotsky, Arquiteto Quântico Principal do SAS. 
A IA quântica combina computação quântica e IA para desenvolver novos algoritmos, modelos e sistemas que podem processar dados complexos, treinar modelos complicados de machine learning e resolver problemas considerados desafiadores ou impossíveis com computadores tradicionais. Os investigadores do SAS estão focados nos setores-chave que poderão beneficiar da velocidade e da escalabilidade da IA quântica, incluindo ciências da vida para melhorar a descoberta de medicamentos, serviços financeiros para uma melhor gestão de riscos e manufatura para o desenvolvimento de materiais e otimização de processos.


Negócio da SFR avaliado em 30 mil milhões de euros


Acusando Bruxelas de ir “muito além do que a lei exige”


No âmbito de uma call para manifestações de interesse


Representando uma verdadeira reinvenção do grupo


De acordo com último Relatório Threat Insights