A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de 145,5 milhões de euros para a área da cibersegurança. Quer capacitar as pequenas e médias empresas e as administrações públicas na implantação de soluções de cibersegurança e na adoção dos resultados da investigação sobre esta área. Assim, já lançou dois convites à apresentação de propostas.
O primeiro convite à apresentação de propostas faz parte do Programa Europa Digital, com um orçamento de 55 milhões de euros. Deste montante, 30 milhões de euros reforçarão a cibersegurança dos hospitais e dos prestadores de cuidados de saúde, ajudando-os a detetar, monitorizar e responder a ciberameaças, em particular ao ransomware. O que, na perspética da CE, reforçará a resiliência do sistema de saúde europeu, especialmente no atual contexto geopolítico, em consonância com o plano de ação da UE para a cibersegurança nos hospitais e nos cuidados de saúde.
O segundo convite, no âmbito do Programa Horizonte Europa, dispõe de um orçamento de cerca de 90,5 milhões de euros. Apoiará a utilização e o desenvolvimento de IA generativa para aplicações de cibersegurança, novas ferramentas e processos avançados para cibersegurança operacional e tecnologias de reforço da privacidade, bem como criptografia pós-quântica.
O prazo para apresentação de candidaturas à primeira convocatória termina a 7 de outubro e, para a segunda, a 12 de novembro. Os critérios de elegibilidade e todos os documentos pertinentes do convite à apresentação de propostas estão disponíveis no portal de financiamento e concursos.