UE e Canadá lançam parceria digital para reforçar cooperação estratégica

2023-11-28

Acaba de ser lançada, no âmbito da 19ª Cimeira UE-Canadá, a Parceria Digital UE-Canadá. Assinada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen e pelo primeiro-Ministro canadiano, Justin Trudeau, esta parceria reflete uma visão partilhada para uma economia e uma sociedade digitais ao serviço das pessoas, num contexto de aceleração da transformação digital e de incerteza geopolítica. 
Em comunicado, a CE avança que os dois parceiros mantêm um diálogo de longa data sobre questões digitais e acordaram agora trabalhar juntos em áreas cruciais, como a inteligência artificial, conectividade internacional segura, segurança cibernética, plataformas online, identidade digital e capacidades digitais.
"A UE e o Canadá partilham a mesma visão de um futuro digital, em consonância com os nossos valores democráticos. A nova Parceria Digital ajudar-nos-á a fortalecer as cadeias de fornecimento de semicondutores e a aumentar a nossa cooperação em IA, conectividade segura e ameaças cibernéticas", refere Ursula von der Leyen.
Esta parceria visa apoiar a cooperação em matéria de conectividade internacional segura entre a UE e o Canadá e com outras regiões do mundo, incluindo novas rotas submarinas; apoiar a monitorização do desenvolvimento e implantação de sistemas de IA, incluindo os benefícios e riscos dos modelos fundacionais e IA generativa; fortalecer a resiliência das cadeias de fornecimentos de semicondutores; e promover o debate sobre tecnologias quânticas. 
Cooperar no campo da segurança cibernética, para reforçar mutuamente a resiliência às ameaças cibernéticas, prosseguir a cooperação e a partilha de informação na área da regulação das plataformas, reforçar a cooperação para partilhar e desenvolver as melhores práticas para combater a manipulação de informações estrangeiras e a desinformação e trocar as melhores práticas sobre abordagens de identidade digital, estruturas de governança de dados e espaços de dados são outros objetivos. 
Assim como desenvolver uma cooperação mais estreita, através de programas de investigação e implantação digitais nas áreas da supercomputação, inteligência artificial, cibersegurança, competências digitais avançadas e identidade digital e credenciais digitais.
Esta é a 4ª parceria do género assinada por Bruxelas com os principais parceiros internacionais. A primeira parceria digital foi concluída em maio de 2022, com o Japão, a segunda com a República da Coreia, em novembro de 2022, e a terceira com Singapura, em fevereiro de 2023. 


Todo o portefólio de soluções do grupo passará a ter a tecnologia


Gigante norte-americana apresenta resultados trimestrais a 21 de fevereiro


Para trazer maior escala ao mercado europeu


Para fornecer soluções integradas às organizações


Falta a adoção formal pelo Parlamento e pelo Conselho europeus


De acordo com o estudo “The Age of Adaptabiliy”


Threat Landscape Report, da S21sec


Antecipando um ano repleto de inovações para democratizar o acesso à tecnologia