UE lança base de dados europeia de vulnerabilidades

2025-05-13

A Comissão Europeia anunciou o lançamento, pela Agência da UE para a Cibersegurança (ENISA), da Base de Dados Europeia de Vulnerabilidades (EUVD), com o qual se pretende reforçar a segurança digital da Europa. Tanto através da NIS2 como da Lei de Resiliência Cibernética.

Em comunicado, Bruxelas explica que a nova base de dados ajudará as entidades a dar resposta aos requisitos da cadeia de fornecimentos e de gestão de vulnerabilidades, no âmbito da Diretiva NIS2, que visa melhorar a segurança cibernética em setores críticos como a energia, transporte e saúde. O EUDV apoiará ainda a implementação da Lei de Resiliência Cibernética, garantindo que produtos com elementos digitais, como o software e dispositivos inteligentes, sejam protegidos contra ameaças cibernéticas.

"O Banco de Dados de Vulnerabilidade da UE é um passo importante para reforçar a segurança e a resiliência da Europa. Ao reunir informações de vulnerabilidade relevantes para o mercado, estamos a elevar os padrões de segurança cibernética, permitindo que as partes interessadas do setor público e privado protejam melhor os nossos espaços digitais partilhados com maior eficiência e autonomia", diz no comunicado Henna Virkkunen, vice-presidente executiva de soberania tecnológica, segurança e democracia da CE.

Assim, esta base de dados recolhe informações de vulnerabilidade de fontes confiáveis, aumentando a consciência situacional e protegendo a infraestrutura digital europeia contra possíveis ameaças. Oferece ainda ferramentas vitais para as partes interessadas nos setores público e privado, incluindo autoridades nacionais e investigadores, para navegar com segurança no espaço digital. Este esforço apoia o compromisso da UE de reforçar a soberania tecnológica, fornecendo recursos fiáveis para gerir e atenuar os riscos de cibersegurança em produtos e serviços de tecnologias da informação e comunicação.


Ao mesmo tempo que cria uma super-equipa para esta área


Concentração na área dos satélites


Mostra World Wealth Report 2025 do Research Institute da Capgemini


No sentido de explorar formas de segurança nas redes e dados


Para ajudar robots a ouvir e compreender o mundo


Quer mostrar que é um parceiro estável e confiável


No âmbito do “Programa de Segurança para a Europa”