"Discover TikTok Portugal": plataforma mostra oportunidades de negócio

2023-11-29

Demonstrar todo o seu potencial a criadores, parceiros e marcas foi o objetivo do primeiro "Discover TikTok Portugal", que decorreu esta semana em Lisboa. A plataforma, que tem mais de 3,3 milhões de utilizadores ativos mensais no mercado nacional (média de 6 meses, entre abril e setembro últimos), garante que as oportunidades de negócios são ilimitadas., tendo em conta que se tornou um verdadeiro palco global para talentos inexplorados, sendo uma ferramenta poderosa para disseminar a cultura portuguesa para o mundo.

A empresa adianta que "mudou a forma como os conteúdos são criados, descobertos e consumidos na era digital: o seu sistema de recomendação único e a abordagem de conteúdos gerados pela comunidade permitem descobrir um leque diversificado de criadores, independentemente da sua localização geográfica e antecedentes".

Garantindo que é uma plataforma aberta, onde a criatividade e a autenticidade estão no centro de tudo, todos têm espaço para partilhar o seu interesse ou envolver-se com um interesse em comum através do seu POV (ponto de vista) único, uma "comunidade democrática e diversificada, que é hoje a força vital do TikTok".

Assim, refere que este ano, a comunidade BookTok em Portugal registou um crescimento notável, particularmente sob a hashtag #BookTokPortugal, que acumulou mais de 140 milhões de visualizações. Entre os diversos criadores que prosperam neste espaço está Beatriz Rosa, conhecida como @rosasininho, que se foca na literatura LGBTQ+ e rapidamente se tornou uma figura de relevo, tanto na comunidade BookTok, como na comunidade LGBTQ+. Também a comunidade de Makeup/lifestyle é uma das mais icônicas na plataforma, com diversos criadores portugueses a destacarem-se globalmente. A diversidade e pluralidade de parceiros que abraçaram a plataforma, de diferentes setores como o desporto e o entretenimento, permitiu ao TikTok representar cada vez mais as nuances típicas de Portugal.

Para permitir que a criatividade prospere e que os criadores se sentem seguros para exprimir o seu verdadeiro "eu", o TikTok está também a investir fortemente na segurança da plataforma, com mais de 40 mil (dos quais mais seis mil moderadores na Europa) pessoas dedicadas a trabalhar para a segurança da plataforma.

A plataforma garante que aplica rigorosamente as suas Diretrizes da Comunidade, para proibir violações de conteúdos. Para aumentar a segurança dos utilizadores, especialmente para o público mais jovem (13+), utiliza ferramentas tecnológicas avançadas e definições de segurança robustas. Uma das mais importantes medidas, introduzida em março de 2023, inclui um limite de visualização diária de 60 minutos por defeito para utilizadores com menos de 18 anos, uma restrição que quase três quartos dos jovens utilizadores optaram por manter. Outras salvaguardas incluem contas privadas predefinidas para utilizadores com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos, a restrição de mensagens diretas a maiores de 16 anos e a limitação da capacidade de iniciar uma sessão LIVE a utilizadores com mais de 18 anos.

A aposta passa ainda pela promoção de relações e parcerias locais, reconhecendo a sua importância na obtenção de conhecimentos e nuances culturais essenciais para o reforço da comunidade e para o desenvolvimento de laços locais. Em Portugal, o envolvimento do TikTok vai para além dos negócios: a plataforma cultivou relações sólidas com a Secretaria de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, a Miúdos Seguros e a APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros), fomentando estas ligações para obter uma compreensão profunda e servir eficazmente o mercado português.

A plataforma diz ainda que está a revolucionar o panorama do marketing digital em Portugal, oferecendo a empresas de todas as dimensões soluções de publicidade versáteis que se integram perfeitamente nos interesses dos utilizadores. Esta plataforma destaca-se não apenas como um canal de marketing, mas como um centro dinâmico de envolvimento do utilizador, onde a descoberta de conteúdos conduz frequentemente a ações diretas do consumidor.

Garantindo que os utilizadores da rede social são 1,5 vezes mais propensos a comprar produtos que encontram, com 37% a fazerem compras por impulso, a TikTok considera que o que distingue a sua publicidade é a sua integração natural na cultura única da plataforma, orientada para os criadores. "Ao contrário de outras plataformas de vídeo, em que apenas 53% dos utilizadores apreciam os anúncios, 63% dos utilizadores do TikTok interagem com os mesmos, optando frequentemente por vê-los em vez de os passar à frente", refere.

Para transformar a publicidade em ações significativas para as empresa, o TikTok assegura que ajuda no processo de criação de interesse e confiança, ao redefinir as abordagens publicitárias tradicionais, permitindo que as marcas estabeleçam facilmente ligações significativas com os clientes.

E cita como exemplo desta abordagem a campanha de seleção de avatares da FOX Portugal. A FOX envolveu diretamente os utilizadores, convidando-os a criar avatares utilizando um efeito especial, com a promessa de apresentar o avatar escolhido numa nova série. Esta campanha não só foi bem-sucedida dentro da aplicação, como também causou impacto fora dela, demonstrando como os anúncios e as marcas têm mais impacto quando se relacionam com o público e o envolvem ativamente.

 


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