Há cada vez mais portugueses a fazer compras online. O número de consumidores que faz compras através de sites ou de plataformas digitais superou pela primeira vez a fasquia dos 5,5 milhões no final de 2024. Um valor que representa cerca de 64% da população e que mostra um crescimento de mais de 200 mil novos compradores online em Portugal face aos dados do ano anterior. Os dados são do Barómetro E-Commerce, produzido pela Marktest.
Numa comparação mais alargada, a tendência de crescimento é ainda maior: face aos dados de 2022 do Barómetro E-Commerce, no final de 2024 existiam mais de 300 mil novos compradores online em Portugal.
Os dados recolhidos revelam ainda que não existem diferenças assinaláveis nos hábitos de compra online entre os segmentos masculino e feminino. Já no que respeita à análise por faixa etária, os escalões entre os 35 e os 44 anos e entre os 45 e os 54 anos são aqueles que concentram as maiores fatias de compradores online, ultrapassando, em ambos os casos, universos superiores a 1,2 milhões de consumidores.
No global, as pessoas até aos 54 anos apresentam, aliás, a maior percentagem de compradores online, totalizando quase 80%. Além de haver mais portugueses a comprar online, a frequência com que o estão a fazer também apresenta alguns sinais de ligeira subida, com um aumento dos 50% em 2023 para os 51% entre os consumidores que assumem fazer compras online até três vezes por mês. Na comparação com os dados de 2022, o crescimento é mais assinalável e ronda já os 4 pontos percentuais.
O Barómetro e-Commerce é um estudo regular de comércio eletrónico lançado em 2021 pela Marktest, para identificar e caracterizar os comportamentos dos portugueses relativamente a este canal de comércio de produtos e serviços a particulares.
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