85% dos portugueses usa motores de busca para pesquisar informação

2021-09-22 Os motores de pesquisa já fazem parte do dia-a-dia da maioria dos portugueses. Cerca de 85% utilizam estas ferramentas diariamente para pesquisar informação. Cerca de 43% numa frequência de 1 a 5 vezes por dia e 28% mais de 10 vezes por dia. No entanto, metade deles gostaria de ser mais eficiente com estas pesquisas. A conclusão é do mais recente estudo da Google sobre o tema.
O estudo "Como pesquisam os Portugueses?", que inquiriu mais de 600 utilizadores de diferentes gerações sobre os seus hábitos e formas de pesquisa online, mostra que a maioria dos utilizadores (58%) não conhece truques para otimizar a sua pesquisa online e quase metade (48%) afirma que gostaria de saber mais sobre como tornar a sua pesquisa mais eficiente.
Os resultados da pesquisa online dependem ainda das gerações, uma vez que umas estão mais à vontade que outras. Assim, os Baby Boomers (57-75 anos) são a geração que mais desconhece as técnicas de otimização (72%), seguindo-se a Geração X, entre os 41 e os 56 anos (61%). Já a Geração Z (198 aos 24 anos) e os Millennials (25 aos 40 anos) são as únicas faixas etárias a manifestarem mais conhecimento: 58% e 57% revelam que sabem como otimizar a sua pesquisa, respetivamente.
Em termos de dispositivos utilizados para pesquisar na Internet, a maioria dos inquiridos prefere o computador (59%) ao mobile (33%). Uma vez mais, verificam-se diferenças entre as várias gerações - e também entre sexos. 60% da Geração Z e dos Millennials preferem pesquisar no telemóvel, enquanto 64% dos Baby Boomers pesquisam mais no computador - uma percentagem que baixa para os 51% no caso da Geração X. E se a maioria das mulheres recorre mais ao mobile (53%), a maior parte dos homens (60%) usa mais o computador para o mesmo efeito.
No que respeita aos diferentes usos que os utilizadores dão aos motores de pesquisa, o estudo conclui que a maioria dos portugueses (61%) usam-nos para aceder aos meios de comunicação para ler notícias relevantes sobre a atualidade; 43% para ter informação sobre produtos e serviços antes de fazer compras; e 39% para encontrar informação útil para tarefas do dia-a-dia (tutoriais, receitas, localizações, meteorologia...).
E se os Baby Boomers são a geração que mais pesquisa sobre atividades de lazer (restaurantes, estadias, viagens...), a Geração Z é a que procura mais informação para entretenimento (filmes, músicas, humor...). Ao nível do desempenho profissional, são as Geração X e os Millennials as mais interessadas nesta temática. As utilizadoras recorrem mais à pesquisa para facilitar as tarefas do seu dia-a-dia e tomar decisões de compra sobre produtos ou serviços, enquanto os homens pesquisam mais online para encontrar informações úteis para o seu desempenho profissional e para o seu entretenimento.
"A nossa missão de organizar a informação e torná-la universalmente acessível e útil é central na Pesquisa Google. Em mais de 20 anos do nosso motor de busca em Portugal, e com os avanços recentes em inteligência artificial, fizemos muitos progressos para que a pesquisa possa ser sempre o mais útil para todos: seja para encontrar algo rapidamente com truques mais simples, ou para ajudar os utilizadores na sua jornada ao pesquisar e explorar mais informações", salienta Bernardo Correia, Country Manager da Google em Portugal.

2021-10-20 | Atualidade Nacional

De acordo com o estudo "Os Portugueses e as Redes Sociais 2021"


2021-10-20 | Atualidade Nacional

Segundo novo balanço da Anacom sobre impacto da pandemia


2021-10-15 | Atualidade Nacional

Apesar dos valores diários chegarem a ultrapassar os 5 milhões de euros


2021-10-14 | Atualidade Nacional

Na sequência das obrigações impostas pelo leilão em curso


2021-10-14 | Atualidade Nacional

Financiado pela CE junta 55 parceiros europeus na condução autónoma


2021-10-14 | Atualidade Nacional

Operador manifesta a sua "profunda indignação" com medida do Governo


2021-10-14 | Atualidade Nacional

Mostra estudo da Anacom sobre serviços de voz e dados naqueles comboios


2021-10-13 | Atualidade Nacional

Apritel diz que decisão do Governo terá impacto nos preços