AICEP e SOSA lançam programa de aceleração de empresas tecnológicas

2021-11-17 A AICEP Portugal Global e a SOSA anunciaram o lançamento do Portugal Tech NYC, um programa de aceleração para equipar empresas de tecnologia portuguesas em expansão com as ferramentas, estratégia e conhecimento necessários para se afirmarem nos Estados Unidos e dar asas aos seus planos de expansão. O objetivo é contribuir para posicionar as empresas em eixos tão estratégicos como a inovação e transformação digital.
O primeiro grupo de cinco empresas selecionadas para o Portugal Tech NYC conta com fintechs e insurtechs portuguesas com plataformas e soluções inovadoras em áreas como banca e finanças, gestão omnicanal de experiência de cliente, transformação digital, IA, automação de captura de dados, jornada digital e otimização de processos empresariais.
Esta iniciativa vem reforçar os indicadores apresentados no último Portugal Fintech Report 2021, que destaca a crescente trajetória do país como Pólo e referência internacional de inovação e empreendedorismo. O vibrante ecossistema de tecnologia nacional é atribuído principalmente à sua abertura internacional, alta concentração de talento, crescente fluxo de investimento internacional e proximidade de investidores e parceiros locais em crescimento. Como resultado, o país tem atualmente cinco unicórnios (mais do que Espanha, Itália e Grécia juntas), é o 4º líder em tecnologia na União Europeia e é o anfitrião de organizações estratégicas como a Web Summit e a European Startup Nations Alliance (SNA).
A parceria da AICEP Portugal Global e a SOSA permitirá que estas cinco empresas de tecnologia portuguesas mergulhem inicialmente no ecossistema de tecnologia da cidade de Nova York para se expandir nos EUA e em outros mercados-alvo. Com o programa Portugal Tech NYC, as empresas de tecnologia participarão ao longo de 4 meses, numa série de workshops orientados para aumento de escala de negócio e sessões com mentores especializados para a melhor adaptação dos seus produtos e serviços ao mercado americano.
Assim, foram selecionadas: a ebankIT, uma plataforma integrada e omnicanal de banca digital; DocDigitizer, uma solução que tem como objetivo a automatização de processos documentais das empresas; ITSCREDIT, que oferece uma plataforma digital e omnicanal de gestão de todo o ciclo de vida de um contrato de financiamento; VISOR.AI, uma plataforma de IA para empresas que querem otimizar as interações com os seus clientes e canais; e LOQR, uma solução end-to-end dedicada para instituições bancárias e financeiras que queiram reinventar a experiência digital dos seus clientes.
"Esta iniciativa é um sinal claro do nosso empenho em potenciar o crescimento das empresas portuguesas nos mercados internacionais. O programa Portugal Tech NYC é uma resposta integrada às necessidades e desafios destas empresas de tecnologia para que tenham sucesso num mercado tão competitivo como o EUA ", refere João Mota Pinto, Diretor da AICEP - Agência Portuguesa de Comércio e Investimento nos Estados Unidos.
"A procura de soluções inovadoras de fintech está a crescer exponencialmente em todo o mundo, à medida que as indústrias tradicionais estão a ser transformadas. Através da nossa parceria com a AICEP e da nossa experiência e conhecimento das necessidades do mercado, a SOSA apoiará a expansão destas fintechs portuguesas à medida que procuram consolidar as suas propostas de valor e plataformas", afirma Uzi Scheffer, CEO da SOSA, empresa global de inovação que tem como missão a construção de ecossistema globais de inovação e tecnologia e programas de aceleração e transformação digital ajustados a cada contexto e mercado.

2021-11-26 | Atualidade Nacional

Anacom acaba de atribuir a licença ao operador


2021-11-25 | Atualidade Nacional

Tecnológica portuguesa aproxima pacientes a médicos através de vídeo consultas


2021-11-24 | Atualidade Nacional

Concurso para conetividade digital lançado até início de 2022


2021-11-24 | Atualidade Nacional

De acordo estudo "Hybrid Retail: A New Era", da Xpand IT


2021-11-24 | Atualidade Nacional

Regulador reitera que são dos mais altos da UE27


2021-11-24 | Atualidade Nacional

Anacom já aprovou relatório final do leilão


2021-11-24 | Atualidade Nacional

Num montante total de 650 milhões de euros


2021-11-19 | Atualidade Nacional

Ao mesmo tempo que acorda a atribuição de bolsas de estudo