Altice Labs celebra 7 anos a exportar inovação made in Portugal

2023-06-01

A Altice Labs, o centro de investigação e desenvolvimento do Grupo Altice, acaba de comemorar o seu 7º aniversário, com um evento denominado "Com o olhar no futuro". A data ficou marcada pela primeira demonstração, em Portugal, da tecnologia 25G-PON ligada à rede pública, uma rede de alto débito que irá exponenciar aplicações industriais e empresariais.

Este ano, o tema do encontro da Altice Labs foi "Inovação de Portugal para o Mundo". Assim, além da tecnologia 25G-PON, foram realizadas várias demonstrações da tecnologia desenvolvida em Aveiro, em áreas como o futuro das comunicações por satélite, a  tecnologia que vai revolucionar o ensino da medicina e os contributos de novas aplicações, baseadas em 5G e em IA, para tornar casas e cidades mais funcionais

Ana Figueiredo, CEO da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, Co-CEO do Grupo Altice, Alcino Lavrador, Diretor Geral da Altice Labs, José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e Fernando Araújo, Presidente do SNS, foram os oradores do evento. Este 7º aniversário contou ainda com a presença de Lloyd Felton, CEO da operadora britânica e cliente da Altice Labs, County Broadband, que testemunhou a importância e o papel da aplicação da tecnologia e inovação portuguesas além-fronteiras.

"Embaixadora da engenharia portuguesa no mundo", nas palavras de Ana Figueiredo, a Altice Labs, exporta produtos e soluções para mais de 60 países, chegando às casas de mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo: "A tecnologia da Altice Labs está hoje em todo o mundo, de Nova Iorque a Paris, passando por geografias tão distintas como a Índia, o Quénia e a Austrália. Colocámos Portugal no mapa das infraestruturas mundiais".

A líder da operação nacional destacou ainda um caminho feito de inovação cujo crescente reconhecimento internacional é distinguido através das 22 inovações do Radar de Inovação da Comissão Europeia e as cerca de 20 patentes internacionais conquistadas nos últimos 4 anos. Cumprindo o que é já uma tradição, o aniversário do Altice Labs ficou marcado pelo momento em que o grupo levantou o véu e antecipou algumas das tendências do futuro da tecnologia, aplicada a diversos setores, das comunicações à educação, da saúde à indústria.

Foram apresentados protótipos e demonstrações, com o lançamento de produtos e serviços e
com a revelação de projetos de destaque nacional e internacional e que marcam o futuro da inovação nacional. Com uma exposição de sistemas inovadores e disruptivos, fizeram-se ainda em primeira-mão, a demonstrações destas novas tecnologias, que foram divididas em 5 áreas: 5G, Ultrabroadband, Inteligência Artificial, Comunicações do Futuro e Dados.

As soluções apresentadas foram desenvolvidas pelo laboratório de inovação, ou em parceria com universidades e outras entidades de referência do setor, dando nota da forma como a Altice Labs tem vindo a aplicar e a disseminar o seu capital de conhecimento nos processos de valorização da tecnologia, apresentando soluções avançadas capazes de abrir horizontes de Portugal para o Mundo.

O evento de aniversário da Altice Labs foi o palco escolhido para a apresentação daquele que é o maior prémio monetário atualmente atribuído no país na área da inovação tecnológica.
Naquela que é já a sétima edição do prémio AIIA, a Altice volta a promover e a reconhecer, em 2023, o empreendedorismo e o talento no setor da tecnologia, da inovação e da sustentabilidade. Este ano, o grupo revelou a entrada da Startup Lisboa no ecossistema de parceiros do Prémio de Inovação, através do acolhimento e apoio na fase de incubação das startups vencedoras.

Também, pelo 7º ano consecutivo, a ANI volta a juntar-se ao AIIA para, mais uma vez, atribuir a distinção Born from Knowledge (BfK). O melhor projeto finalista "nascido do conhecimento" que resulte de atividades de investigação e desenvolvimento (I&D) receberá, nesta edição, 2500 euros juntamente com a árvore do conhecimento, obra de arte símbolo da valorização do conhecimento científico e tecnológico nacional.

 


2024-06-06 | Atualidade Nacional

Estudo da Minsait revela que é a principal motivação do investimento


2024-06-06 | Atualidade Nacional

Com subida no segmento de consumo e recuo no empresarial


2024-06-06 | Atualidade Nacional

Novos órgãos sociais do triénio 2024-2026


2024-06-06 | Atualidade Nacional

Para colocar Portugal na linha da frente na regulamentação da IA


2024-06-06 | Atualidade Nacional

De acordo com dados da Anacom para o 1º trimestre


2024-06-05 | Atualidade Nacional

Ignition permite co-construir projetos-piloto para soluções disruptivas


2024-06-05 | Atualidade Nacional

Para ampliar posição como hub estratégico para redes terrestres e submarinas


2024-06-05 | Atualidade Nacional

Nos serviços de armazenamento de dados, segurança e resiliência