Altice Portugal recebe cabo submarino Medusa em Carcavelos 2024

2022-06-22 A Altice Portugal e a AFR-IX Telecom, empresa privada e de capital europeu com sede em Barcelona, assinaram um MoU (Memorandum of Understanding) para a amarração do Medusa, um sistema de cabos submarinos do Mediterrâneo, em Portugal, mais concretamente na estação de cabos submarinos de Carcavelos. O Medusa chega a Carcavelos em 2024, num investimento de 326 milhões de euros.
O acordo foi assinado durante a conferência Subsea World 2022 em Marselha pelo Diretor Geral e CEO da AFR-IX Telecom, Norman Albi, e pelo COO da Altice Portugal, Alexander Freese.
A estação de cabos submarinos de Carcavelos será o ponto ocidental da rota de mais de 8.700 km do Medusa, o mais longo cabo submarino do Mediterrâneo, que ligará nove países de África e da Europa através dos seus pontos de amarração em Portugal, Marrocos, Espanha, França, Argélia, Tunísia, Itália, Grécia, Egipto e Chipre.
Norman Albi, CEO da AFR-IX, assinalou a importância do acordo com a Altice Portugal, afirmando que "a costa portuguesa sempre foi estratégica para gerar ligações, já que é a porta de entrada para o Atlântico e África Ocidental. Foi decisivo para o Medusa que o início da sua rota fosse em Portugal e Carcavelos oferece as condições ideais para isso".
"A Altice Portugal, como líder do setor das comunicações em Portugal, orgulha-se de ajudar a criar uma porta de entrada na Europa de ativos tão relevantes na indústria das comunicações como o cabo submarino Medusa, reforçando o seu compromisso para com a economia nacional e global", acrescentou Alexander Freese, Chief Operations Officer da Altice Portugal realçou que "
O projeto Medusa envolve um investimento total de 326 milhões de euros, sendo o cabo construído pela Alcatel Submarine Networks (ASN). Terá segmentos que integram até 24 pares de fibras com um desenho de capacidade de 20 Tbit/s por par de fibras. O acordo com a Altice permitirá que o primeiro segmento do Medusa, que liga a estação de Carcavelos, Barcelona e Marselha, se torne uma realidade. A AFR-IX estima que o cabo chegue a Portugal durante o segundo trimestre de 2024.
Para além do know-how e das infraestruturas fornecidas pela Altice Portugal, os futuros clientes do Medusa poderão beneficiar da ligação entre a Estação Internacional de Carcavelos e o centro de coinstalação e interligação da rede internacional da empresa em Linda-a-Velha.
Neste projeto de parceria com a AFR-IX, a Altice Portugal assegurará os serviços de amarração do cabo submarino, incluindo energia e condutas desde a praia até à estação; serviços de operação e manutenção, e conectividade entre a estação e outros pontos de referência internacionais em Portugal, nomeadamente centros de dados, outras estações de cabo submarino e teleportos.


2022-06-23 | Atualidade Nacional

Reuters Digital Report mostra aumento da utilização das redes sociais


2022-06-23 | Atualidade Nacional

De acordo com o Barómetro E-Commerce - 1ª vaga de 2022


2022-06-23 | Atualidade Nacional

Abertura do Banco CTT a parceiros está entre os planos


2022-06-23 | Atualidade Nacional

Parlamento espera concluir trabalhos até final de julho


2022-06-23 | Atualidade Nacional

De acordo com o mais recente relatório do Observatório de Cibersegurança


2022-06-23 | Atualidade Nacional

Através da subsidiária Softinsa


2022-06-22 | Atualidade Nacional

Para o desenvolvimento de soluções de realidade aumentada


2022-06-22 | Atualidade Nacional

Coliderando investimento de dois milhões de euros


2022-06-09 | Atualidade Nacional

Objetivo é agregar parceiros públicos e privados