Altice reforça investimento em redes nos Açores

2022-09-22 A Altice Portugal anunciou a nova vaga de investimento em redes, tecnologia e inovação, assim como iniciativas de apoio nas áreas da sustentabilidade e responsabilidade social, na Região Autónoma dos Açores. No total, antecipa investir cerca de 8 milhões de euros, em 2022 e 2023, na expansão da fibra ótica e modernização de toda a rede móvel do arquipélago. O anúncio foi feito pela presidente do grupo, Ana Figueiredo.
Esta responsável, que se deslocou pela primeira vez nos Açores enquanto líder do grupo, referiu num encontro com o Governo Regional dos Açores e alguns dos maiores empresários da região, que "o Açores estão no topo das nossas prioridades de investimento em inovação e infraestruturas com o objetivo de criar valor estratégico. Hoje, os Açores apresentam índices de cobertura dos mais elevados a nível Nacional. Queremos continuar a distinguir este arquipélago, dotando-o das melhores condições tecnológicas para as empresas e para as famílias".
Atualmente com um dos índices de cobertura dos mais elevados a nível nacional, com cerca de 97% de cobertura de fibra ótica, a Altice Portugal continua a investir na expansão da maior rede de fibra ótica na RAA, na modernização e expansão da rede móvel 4G e na nova geração 5G. Ribeira Grande, Ponta Delgada e Lagoa são agora os Municípios contemplados por esta nova vaga de investimento.
Com este reforço, o Município da Ribeira Grande terá um novo site móvel na freguesia de Fenais da Ajuda e a ativação da rede 5G até ao final do ano 2022. Já o Município de Ponta
Delgada, o maior Município dos Açores, vai passar a ter uma cobertura de fibra ótica superior a 95% e três novos sites móveis nas freguesias de Santo António, Ajuda da Bretanha e Candelária. Por fim, o Município de Lagoa vai passar a estar dotado de uma cobertura de fibra ótica superior a 95% até final de 2022, e de três novos sites móveis nas freguesias de Cabouco, Água de Pau e Lagoa, de forma a reforçar a cobertura de voz e dados móveis naquelas áreas e envolventes.
No total, estão previstos para os próximos dois anos, 14 novas estações da rede móvel para reforço de cobertura nas ilhas de Santa Maria, São Jorge, Faial, Terceira, Pico e São Miguel.
Já em termos da nova rede móvel 5G, os Açores contam atualmente com 6 estações, sendo que até ao final de 2022 está também prevista a ativação de mais 22 estações, com o objetivo colocar este serviço em todas ilhas e em todos os concelhos, cobrindo cerca de 75% da população.
Para além das telecomunicações, redes e infraestruturas, a Altice Portugal identificou ainda como fulcrais para a sua intervenção, o estabelecimento de parcerias empresariais, com a academia, assim como ações no âmbito da responsabilidade social.
Foram estabelecidas durante este périplo uma parceria entre a Altice Labs e a Universidade dos Açores com vista ao estabelecimento de ações de colaboração científico-tecnológica, começando pela cooperação ao nível da formação pós-graduada, estágios no âmbito de projetos colaborativos de I&D e intercâmbio de especialistas. Assim como o apoio à inovação e ao empreendedorismo através da renovação da parceria de cooperação entre a Altice Labs, a Altice Empresas e a NONAGON - Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel.
Foi ainda anunciado um protocolo entre a Altice - Associação de Cuidados de Saúde e o Grupo SATA. Os colaboradores do Grupo SATA e os seus familiares diretos passam agora a poder contar com a rede da ACS Multicare e com os serviços prestados nos Centros Clínicos e Núcleos de Estomatologia e Oftalmologia da ACS, em Lisboa, Porto, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Ponta Delgada, e no Funchal.
A oferta de equipamentos tecnológicos ao Lar da Mãe de Deus e ao Centro Social e Paroquial da Fajã de Baixo, com vista a criar oportunidades iguais para todos os jovens, dando resposta às suas necessidades, garantindo e contribuindo para a digitalização da educação e da sociedade foi outro dos compromissos.
A visita da Comissão Executiva da Altice Portugal decorre também no âmbito da conferência ‘Tecnologia: a próxima geração', promovida pela Altice Empresas. A conferência, que juntou empresários, clientes da Região, bem como alguns dos maiores especialistas das áreas da Segurança, Turismo, Smart Cities e Saúde, foi um momento de excelência que serviu para apresentar e reforçar a estratégia da Altice Portugal para o segmento empresarial. Uma estratégia vocacionada para o mercado business to business e com impacto muito significativo no tecido empresarial dos Açores

2022-09-26 | Atualidade Nacional

Anacom lança campanha a relembrar obrigatoriedade dos operadores


2022-09-22 | Atualidade Nacional

Operador romeno vai desenvolver rede de 5G própria sobre a rede do grupo


2022-09-21 | Atualidade Nacional

Alertando para que os objetivos europeus para 2030 estão em risco


2022-09-20 | Atualidade Nacional

Serão os consumidores que vão impulsionar o mercado


2022-09-15 | Atualidade Nacional

Fibra já chega a mais de 90% dos alojamentos


2022-09-14 | Atualidade Nacional

Por auto-favorecimento na publicidade online


2022-09-14 | Atualidade Nacional

Em desenvolvimento e manutenção de soluções tecnológicas


2022-09-14 | Atualidade Nacional

Projeto 5G-MOBIX apoiado pela Comissão Europeia