A Amazon Web Services (AWS) prepara-se para reforçar a sua presença em Portugal, com a instalação de uma Local Zone, um novo centro de serviços que incluirá computação, armazenamento, bases de dados, análises e inteligência artificial. Destina-se a responder às crescentes exigências de latência, soberania de dados e cloud local.
Em entrevista ao podcast "À Prova de Futuro", do ECO, o responsável pela AWS para a Europa do Sul, André Rodrigues, explicou que o investimento visa apoiar empresas, startups e administração pública em Portugal na transição para cloud e IA. Embora ainda não exista data concreta de lançamento, a AWS garante que esta será comunicada brevemente.
O novo centro surge num momento em que cresce a procura por soluções de cloud soberana - nomeadamente no contexto da estratégia de transformação digital do Estado - e como resposta à necessidade de reduzir latências, garantir residência de dados, melhorar eficiência e cumprir requisitos regulatórios.
Para além da infraestrutura, a AWS destaca o papel da cloud como habilitadora da inteligência artificial e da inovação. Muitas empresas portuguesas já usam serviços cloud para suportar novos produtos e serviços com IA. A nova Local Zone será um pilar estratégico para tornar a adoção de cloud e IA mais acessível, robusta e eficiente em Portugal.
A chegada da AWS reforça a tendência de consolidação de Portugal como hub de tecnologia e serviços cloud na Europa - uma dinâmica que poderá impulsionar o ecossistema nacional de IA, dados e transformação digital.