ANJE investe em estratégia de transição digital das PME

2021-02-26 No âmbito da sua estratégia para a transição digital, a ANJE anunciou que pretende investir mais de 1 milhão de euros na capacitação das pequenas e médias empresas e em novos projetos que possam ajudar o país na recuperação económica. Tem como meta chegar a 30 municípios até ao final do ano e apoiar mais de 3 mil empresas, apoiando-as na sua recuperação através da transformação.O objetivo é capacitar as PME com é ferramentas tecnológicas e dotá-las de conhecimento para que possam responder aos desafios crescentes. Para materializar este projeto, a associação que reúne jovens empresários, irá promover um conjunto de iniciativas de Norte a Sul do país, que passam por formações de capacitação, criação de uma plataforma digital, construção de um acelerador digital.
 
Mas como a recuperação também se faz de novos projetos, a ANJE irá promover o surgimento de novos empreendedores e projetos. Pilar fundamental desta estratégia é o lançamento de um Acelerador Digital, dedicado a empresas low-tech e PMEs Mais do que um instrumento de modernização e de introdução de tecnologia nas empresas, é um modelo de gestão completo, integrado, atual, sustentado nas melhores práticas internacionais e capaz de apoiar as empresas na sua transformação integral.

"A ANJE está convicta que poderá dar um contributo importante para a recuperação económica, colocando-se ao lado dos empresários e das empresas para os ajudar numa transformação digital que é cada vez mais urgente", afirmou Alexandre Meireles, presidente da ANJE.

A formação é outro dos eixos deste plano, onde serão desenvolvidas diversas ações que permitam alargar a capacitação digital das empresas. Para isso, a ANJE está a trabalhar em estreita colaboração com os municípios. Para que esta estratégia seja descentralizada e inclusiva, percorrerá o país, com o objetivo de alargar as iniciativas ao maior número de empresas possível. Em parceria com os municípios, a associação vai colocar à disposição dos empreendedores um conjunto multidisciplinar de conteúdos de valor acrescentado ao processo de transformação das ideias em negócios.

O projeto já arrancou no Porto, onde irá incluir 120 empresas e mais de 2400 horas de formação, mas a meta para a ANJE é abranger 3.000 empresas, em cerca de 30 municípios, até ao final do ano. No caso particular do Porto, o objetivo da ANJE e da Câmara Municipal do Porto é permitir acelerar a transição para a economia digital e responder aos desafios causados pela atual crise. Com uma abordagem experiencial, e exposição a novos modelos de gestão e organização do trabalho, o programa incide no desenvolvimento de competências estratégicas.

A recuperação económica também se deverá fazer através do surgimento de novos projetos. A ANJE pretende potenciar o surgimento de novos empreendedores, fomentar a criação de emprego por conta própria e apoiar a criação de PME inovadoras. Neste âmbito, será lançado um programa que visa potenciar e desenvolver nos alunos, com idades compreendidas entre os 14 e os 23 anos inclusive, as suas competências empreendedoras ao desafiá-los a participar numa mini jornada de ideação de ideias.

Será ainda colocado no terreno o Roteiro Buzz Empreende, que tem como objetivo a promoção do empreendedorismo, que percorrerá, por edição, em 10 estabelecimentos de ensino superior, do país, estando previstas 3 edições. Inclui seminários, pitchs, encontros entre empreendedores e sessões de apoio informativo.

E pretende-se desenvolver a Plataforma Gaming Empreendedorismo, que servirá para incitar ao desenvolvimento de estratégia e consultoria de análise, definição de indicadores, divulgação dos resultados e competição entre empreendedores -para comparação e melhoria dos indicadores de desempenho. Pretende-se colocar à disposição dos empreendedores um conjunto multidisciplinar de conteúdos de valor acrescentado ao processo de transformação das ideias em negócios.

Por último, o projeto contempla ainda um ciclo de conferências sob a temática Empreendedorismo, procura juntar num mesmo espaço, privilegiando os territórios considerados de baixa densidade, empreendedores com o objetivo de interagir, partilhar e compreender as eventualidades de maior relevo inerentes ao ecossistema empreendedor nacional.


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