No ano passado, a Administração Pública investiu mais de 8,9 milhões de euros em cibersegurança. As contas são da plataforma online de análise e consultoria TendersTool, que analisou ainda o destino dos investimentos públicos em segurança cibernética, serviços de cibersegurança e cibersegurança no mercado nacional. Ao todo, foram 109 adjudicações.
Especializado em aconselhar empresas tecnológicas na sua relação com organismos e organizações da AP e informá-las sobre os concursos públicos, adjudicações e prazos, o portal dá conta que, em termos de distribuição geográfica, o distrito de Lisboa realizou cerca de 33% do total de investimentos, com 3,08 milhões de euros e 41 adjudicações. Seguiu-se o distrito do Porto, com 1,83 milhões de euros e 20 adjudicações.
Já em termos de principais adjudicatários de projetos públicos, o destaque vai para a MEO, da Altice Portugal, com projetos avaliados num total de 1, 85 milhões de euros, seguida da Reload - Consultora Informática, com 1,13 milhões e da Rcsoft - Sistemas de Informação Unipessoal, com 659 mil euros.
A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores foi a entidade mais ativa, apresentando um investimento total em cibersegurança de 1,66 milhões de euros. A Autoridade Tributária Aduaneira e o Instituto de Informática, respetivamente, com 662 mil euros e 423 mil euros, foram as segunda e terceira entidades públicas mais ativas nesta matéria.
Luís Urmal Carrasqueira passa a liderar Cloud Success Services para o Sul da Europa
Projeto FLOW vai atuar ao nível de apoio à tomada de decisão e geração de insights
Dando aos operadores um prazo de 20 dias úteis para retirar ofertas do mercado