APDC distingue projetos que melhoram vida nas cidades portuguesas

2024-05-16

Os vencedores da 3ª edição do Prémio Cidades e Territórios do Futuro foram anunciados no 33.º Digital Business Congress. Com esta competição, a APDC distingue todos os anos projetos e soluções pioneiras, de base tecnológica, que tornem as cidades e os territórios em espaços mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis.

Todos os projetos, ideias e estratégias candidatos ao Prémio ‘Cidades e Territórios do Futuro' têm o apoio de inovações tecnológicas que promovem a otimização dos recursos e um planeamento, entrega e controlo dos serviços urbanos mais inovador e eficaz, para potenciar a sustentabilidade da economia, sociedade e ambiente.

Os vencedores desta edição do Prémio Cidades e Territórios do Futuro são:

Categoria ‘Saúde e Bem-estar'
- KINDOLOGY - Be Kind To All Kinds - O projeto nasceu em maio de 2023 e junta psicólogos, terapeutas, pessoas inspiradoras e empresas na missão de tornar a saúde mental acessível a todos. Através de uma plataforma online qualquer pessoa pode pedir ajuda em termos de cuidados de saúde mental, num modelo 
"Robin Hood": quem pode pagar uma consulta ou adquirir produtos de merchandising ajuda a financiar as consultas de quem não dispõe de meios financeiros. 
Promotor: Kindology (Susana Coerver)

Categoria ‘Igualdade e Inclusão'
- CARTA SOCIAL DE CASCAIS - É uma plataforma digital interativa de informação ao cidadão sobre equipamentos e respostas sociais da rede pública, solidária e privada lucrativa em funcionamento (e legalmente reconhecidas) no concelho de Cascais. Funciona ainda como importante diagnóstico dos recursos sociais e de suporte à tomada de decisão política relativamente ao planeamento da rede de equipamentos e serviços sociais no município. Destina-se a não só a cidadãos que procuram uma resposta social para a sua vida pessoal e familiar, mas também a dirigentes e colaboradores de organizações prestadoras de serviços sociais, profissionais do setor da economia social, investigadores, académicos e consultores, dirigentes e profissionais da AP, políticos e decisores que procurem informação de suporte à sua atuação e/ou tomada de decisão.
Promotor: Câmara Municipal de Cascais (promotor da iniciativa) e Quidgest (fornecedor tecnológico)

Menção honrosa: Academia Digital para Pais - É uma iniciativa da E-REDES e da Direção-Geral da Educação (DGE) para dar formação digital a pais e encarregados de educação. Oferece cursos gratuitos sobre diversos temas relevantes para a era digital e está disponível em todas as escolas, sendo as formações presenciais ou online. Os cursos são gratuitos e ministrados por formadores especializados e os pais podem escolher os que mais lhes interessam. O objetivo é capacitar os pais para apoiarem os filhos nas suas atividades digitais; promover a utilização segura e responsável da internet; sensibilizar para a gestão sustentável dos recursos e preparar os pais para os desafios da era digital.
Promotor: E-REDES, Distribuição de Eletricidade, S.A. e Direção-Geral da Educação

Categoria ‘Mobilidade e Logística'
-  APP E PLATAFORMA EVIO - Trata-se de uma plataforma para o ecossistema de carregamento de veículos elétricos (VEs), abrangendo utilizadores, gestores de frotas e operadores de infraestrutura. Oferece acesso a postos de carregamento em Portugal e internacionais, proporcionando uma experiência integrada aos utilizadores. Utiliza tecnologias avançadas para superar os desafios na expansão das infraestruturas de carregamento, diferenciando-se pelos serviços inovadores e agnosticismo em hardware. A EVIO foi reconhecida pelo seu potencial disruptivo, abrangendo a sua oferta a gestão inteligente de carregamentos, frotas e integração de energias renováveis, destacando-se como líder em soluções para a mobilidade sustentável.
Promotor: EVIO - Electrical Mobility

Menção honrosa: Automatizar o Mapeamento de Acessibilidades Urbanas com IA - O objetivo deste projeto é desenvolver uma plataforma de inteligência artificial (IA) para automatizar a deteção de características de acessibilidade nos espaços urbanos, especialmente focada no atravessamento da faixa de rodagem entre passeios e na presença de obstáculos que nele interfiram. Permitirá uma maior eficiência na deteção de problemas de acessibilidade, assim como a possibilidade de análise de grandes áreas urbanas e a disponibilização de informação de forma automática e gratuita.
Promotor: Fundação Fernando Pessoa | Universidade Fernando Pessoa


Categoria ‘Qualificações'
-  MAPA DE EMPREGO DE LISBOA -É uma ferramenta interativa, que resulta das mais recentes tecnologias de inteligência artificial (IA) e big data, que analisa e disponibiliza (em tempo real) ofertas de emprego no concelho. Apresenta ainda as profissões com mais ofertas de emprego e as competências mais procuradas por profissão e por região, bem como as formações existentes para as profissões e a sua evolução no tempo. 
Promotor: Câmara Municipal de Lisboa | Direção Municipal de Economia e Inovação - Iniciativa Future of Work e Associação Better Future

Categoria ‘Relacionamento com o Cidadão e Participação'
-  ANDA CONHECER PORTUGAL - É um programa que resultou de uma parceria entre a Movijovem e a CP. Visa dar aos jovens que tenham terminado o 12º ano a oportunidade de conhecer a diversidade cultural e o património histórico e natural do país, enriquecendo as suas experiências de viagem e de lazer. Com o ANDA, os jovens podem viajar durante sete dias com viagens de comboio ilimitadas e dormir seis noites na rede de Pousadas de Juventude (com um mínimo de 2 noites por pousada), de forma gratuita. Assim, garante-se a mitigação das barreiras socioeconómicas, promovendo-se a mobilidade, o turismo juvenil e a coesão territorial.  
Promotor: Movijovem - CIPRL e CP - Comboios de Portugal

Menção honrosa: Academia Próxima Geração - O projeto procura revitalizar a democracia em Portugal, desenvolvendo e aumentando a participação cívica dos jovens, capacitando-os para a ação. O projeto aborda o problema de jovens interessados mas sem capacidade de agir, demonstrando que os jovens portugueses estão distantes das formas tradicionais de participação cívica.
Promotores: ADPG - Associação para o desenvolvimento da Próxima Geração.


Categoria ‘Desenvolvimento Económico'
-  GRANTER.AI - É uma plataforma que utiliza IA para tornar mais fácil para PME o acesso a fundos comunitários, como o PT2030. Tem como missão a democratização do acesso ao financiamento e promoção da inovação em Portugal e no mundo. A tecnologia foi desenvolvida para reduzir a burocracia e os custos associados à consultoria convencional, simplificando o processo de preparação e submissão de candidaturas para financiamento. A plataforma foi lançada em setembro de 2023 e está disponível para registo e uso gratuitos. Com aproximadamente 60 oportunidades em aberto, mais de 300 empresas já se candidataram a financiamentos, totalizando 4,6 milhões de euros em apoios financeiros.
Promotor: Granter.ai

Categoria ‘Sustentabilidade, Economia Circular e Descarbonização'
- AZORES SMART ISLANDS - É um projeto abrangente e inovador, destacando-se como um dos principais projetos de smart tourism na Europa. Proporciona aos utilizadores o acesso a uma vasta gama de percursos turísticos e pontos de interesse nas 9 ilhas e 19 municípios dos Açores. A rede de conteúdos é desenvolvida localmente pelas Autarquias e Associações de Desenvolvimento Local, garantindo informações precisas e relevantes. A inclusão de traduções em 4 idiomas e audioguias facilita a experiência dos turistas internacionais, tornando os recursos acessíveis a uma variedade de públicos. Trata-se de um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada de forma inovadora para promover o turismo sustentável, preservar o património cultural e natural e melhorar a experiência do turista.
Promotor: Mobinteg - Soluções Empresariais de Mobilidade.


À semelhança das edições anteriores, o júri de selecção dos projetos foi constituído por personalidades relevantes e especialistas da área das cidades, tecnologia e sustentabilidade. Entre eles, estiveram este ano: Elsa Belo, Diretora do LabX - Inovação na Administração Pública, Vitor Crespo, da HealthTech Lisboa e Ana Pedro, Coordenadora do C2Ti - Centro de Competência em Tecnologias e Inovação, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. São algumas dos especialistas que se juntaram às 40 personalidades que integraram o Júri, como o médico Ricardo Mexia, a Eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques ou a Presidente da INCM, Dora Moita.

 

SAIBA MAIS EM https://premiocidades-apdc.pt/vencedores-2024/


 


2024-07-18 | Atualidade Nacional

Com a criação de até mil postos de trabalho altamente qualificados


2024-07-18 | Atualidade Nacional

De acordo com dados da Anacom para o 1º trimestre


2024-07-18 | Atualidade Nacional

Pelo 5º semestre consecutivo


2024-07-16 | Atualidade Nacional

Gov.pt passa a ser canal único de entrada


2024-07-12 | Atualidade Nacional

Desenvolvido para a triagem de salmões invasores na Noruega


2024-07-11 | Atualidade Nacional

Projeto envolve NOS e decorre até 2026


2024-07-10 | Atualidade Nacional

Abrangendo várias frentes de cooperação


2024-07-10 | Atualidade Nacional

De acordo com ranking da inovação da CE