APDC e Axians anunciam vencedores dos Prémios Best Thesis Award 2025

2025-07-04

Já são conhecidos os vencedores do dos Prémios Best Thesis Award 2025, que distinguem as melhores dissertações de mestrado nas áreas de tecnologias de informação, telecomunicações e media. Esta iniciativa da APDC conta desde o seu lançamento com o apoio e patrocínio da Axians Portugal. Cada vencedor recebeu um prémio monetário de €1500 e um troféu.
Assim, a vencedora na categoria de Telecomunicações é Mariana Amador Valente, do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, da Universidade de Aveiro. Com o título "Antena de Banda Larga para Sistemas de Radar ‘Through-Wall'", a dissertação de Mariana Amador destaca-se pelo desenvolvimento inovador de uma antena Vivaldi de banda ultra larga para aplicações de radar through-wall, conjugando engenharia de telecomunicações com inteligência artificial para otimização de desempenho - um avanço com forte impacto em contextos críticos como segurança e socorro. O prémio foi entregue por Carla Madeira, Business Unit General Manager da Axians Portugal.
Já em Media, o vencedor foi Daniel Gea Palenzuela, do Mestrado em Multimédia, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Com o título "Reconhecimento de Objetos por Som para Promoção da Navegação Espacial e Semântica por Pessoas com Deficiência Visual", a tese apresenta uma técnica inovadora de sonificação que transforma dados visuais em pistas sonoras, permitindo a pessoas com deficiência visual reconhecer objetos e orientar-se em espaços físicos. Com testes em realidade virtual e elevada taxa de precisão, esta abordagem alia computação sonora, design de interação e acessibilidade, demonstrando impacto significativo na inclusão digital e mobilidade urbana. A entrega do prémio coube a Pedro Valente, Associate Executive da Axians Portugal
Em Tecnologias de Informação, Pedro Manuel Vicente de Almeida, do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, foi o vencedor. Com o título: "Interação de um Robô Social com Utilizadores Humanos através de Linguagem Natural", a sua dissertação foca-se na conceção e desenvolvimento de um protótipo de robô social assistencial que interage com humanos através de linguagem natural, visando especificamente o "envelhecimento ativo". A inovação está na criação de uma solução tecnológica com aplicabilidade direta no combate à solidão, depressão e declínio cognitivo em idosos, com validação experimental a comprovar a sua utilidade prática e direta. Este trabalho foi apoiado financeiramente pelo projeto EuroAGE+, focado no envelhecimento ativo. Nuno Pereira, Deputy Business Unit General Manager, da Axians Portugal, entregou o respetivo prémio.

A


2025-07-10 | Atualidade Nacional

Há mais de 270 empresas que obtiveram este estatuto pela 1ª vez


2025-07-09 | Atualidade Nacional

De acordo com presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento


2025-07-09 | Atualidade Nacional

Para aumentar segurança e prevenis acessos não autorizados


2025-07-07 | Atualidade Nacional

Defendendo medidas exigentes mas flexíveis e simples


2025-07-04 | Atualidade Nacional

Anúncio foi feito no Congresso por Giorgia Abeltino, da tecnológica


2025-07-03 | Atualidade Nacional

Quatro maiores players reúnem-se no Estado da Nação dos Media