Se a IA representa uma oportunidade para todos, todos precisam de a saber usar. Por isso, capacitar as pessoas assume-se como fundamental. Nesse sentido, a Google e a APDC renovaram a sua parceria no âmbito da iniciativa IMPULSO IA, que em 2024 permitiu a formação de mais de 1.500 pessoas nas 17 sessões realizadas em 11 localidades. O objetivo é chegar ainda a mais pessoas e a mais regiões do país. O anúncio foi feito no âmbito do 34º Digital Business Congress por Giorgia Abeltino, Senior Director of Public Policy and Government Relations for South Europe da Google.
Com uma intervenção sobre o tema "A New Era of Innovation with AI", a oradora destacou a aposta da tecnológica no mercado nacional e, especificamente na inteligência artificial, a importância de abraçar a IA, empoderar as pessoas com a IA e experimentar com a IA. É que esta tecnologia é, "provavelmente, a coisa mais importante que a humanidade já trabalhou, algo mais poderoso que a eletricidade ou o fogo". É algo que já está a acontecer e "uma grande promessa para um futuro melhor". O desafio está em saber como tornar esta oportunidade real, criando o maior valor possível.
Dando exemplos de como a IA já está a impactar a ciência, a investigação ou a saúde, Giorgia Abeltino considera que "todos devem estar interessados na AI, porque se for usada corretamente, pode mudar a forma como vivemos e o ambiente em que vivemos". E tem o potencial de ter um enorme impacto na economia europeia. "Estamos a falar de 1,2 a 1,4 biliões de dólares nos próximos 10 anos em termos de crescimento do PIB. E se olharmos para Portugal, estamos a falar de um aumento de 8% do PIB, o que é enorme, se a AI criativa for totalmente usada no país".
Mas, para potenciar uma adoção mais generalizada, é preciso perceber todo o potencial da IA. E neste âmbito, se as grandes indústrias já perceberam qual o poder da tecnologia, o mesmo ainda não aconteceu com as empresas mais pequenas. Pelo que defende ser muito importante trabalhar com elas. E o Estado deve liderar pelo exemplo, proporcionando os melhores serviços para seus cidadãos através da utilização das ferramentas de IA.
Destacou ainda o facto de Portugal ser para a Google o maior hub europeu em termos de cabos submarinos, com os projetos Nuvem e Equiano. O primeiro liga os Estados Unidos à Europa, o segundo a Europa a África. São projetos que, assegura, já estão a trazer para o país um valor direto e indireto estimado em 500 milhões de euros anuais em centros de dados e capacidades.