A AMA - Agência para a Modernização Administrativa, foi alvo de um ataque informático, que afetou a plataforma de autenticação do Estado e os serviços da rede do organismo. Em causa estará um ataque de ransomware, que paralisou todos os serviços.
Num comunicado partilhado ontem através das suas redes sociais, a AMA confirmou estar "com uma disrupção na sua rede em virtude de um ataque informático". Por isso, e preventivamente, "está indisponível o acesso às diversas plataformas e serviços que podem ter impacto direto na atividade de várias entidades públicas e privadas".
Diz ainda que todos os protocolos de segurança foram ativados, no sentido de reestabelecer a normalidade das operações, "estando igualmente envolvidas as autoridades nacionais competentes em matéria de cibercrime".
O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) confirma que "foi notificado do incidente de ransomware que, hoje, comprometeu as infraestruturas geridas pela AMA", e que o o mesmo teve um "impacto substancial" nos serviços suportados pela AMA, incluindo Autenticação.Gov e Gov.ID. Ao tentar aceder às páginas online destes serviços surgem mensagens de erro que alertam os utilizadores de que as mesmas se encontram indisponíveis. Adianta ainda que o incidente está a ser acompanhado pelo CERT.PT, que está ainda a "prestar apoio ao nível das medidas de mitigação e na fase de recuperação".
A AMA gere a rede de interoperabilidade, os serviços de autenticação digital, entre os quais a Chave Móvel Digital e o portal Gov.pt, entre outros
Relatórios das telcos, aviação e transportes vão ser analisados pelo Governo
Mostra estudo do Grupo IPG Mediabrands sobre a geração Alpha portuguesa