AWS reforça aposta em Portugal com nova Local Zone soberana

2026-01-15

A Amazon Web Services anunciou um reforço do investimento em Portugal, com a criação de uma AWS Local Zone soberana, integrada na recém-lançada AWS European Sovereign Cloud. A nova infraestrutura permitirá às organizações nacionais executar cargas de trabalho sensíveis com requisitos rigorosos de residência de dados, isolamento operacional e baixa latência, mantendo o acesso ao portefólio completo de serviços de cloud e inteligência artificial da AWS.
Em comunicado, a empresa adianta que esta aposta posiciona Portugal no núcleo da estratégia europeia da tecnológica norte-americana e confirma a crescente atratividade do país para infraestruturas digitais críticas.  O país foi selecionado para a localização de uma das três AWS Local Zones que acabam de ser criadas, a par da Bélgica e Países Baixos. 
Pretende-se oferecer mais opções para implementar cargas de trabalho na cloud, com alto nível de autonomia e independência operacional, mantendo o acesso à gama de serviços AWS. As Local Zones permitem aos clientes armazenar dados em localizações específicas ou executar aplicações sensíveis à latência.  Sendo que os clientes com requisitos de segurança mais rigorosos terão também a opção de usar AWS Dedicated Local Zones, AWS AI Factories ou AWS Outposts em localizações à sua escolha, incluindo os seus próprios centros de dados on-premises.
No comunicado da AWS, Gonçalo Matias, ministro do Gabinete do Primeiro-Ministro e da Reforma do Estado, refere que "o lançamento da AWS European Sovereign Cloud e da AWS Local Zone em Portugal está totalmente alinhado com os objetivos da Estratégia Nacional de Digitalização, permitindo que administrações públicas e empresas privadas adotem tecnologias de cloud avançadas enquanto mantêm controlo sobre os dados. Demonstra também a crescente atratividade do nosso país e da Europa como um todo para infraestruturas digitais de alto valor".
 


2026-02-13 | Atualidade Nacional

Recuperação total só no final de fevereiro


2026-02-13 | Atualidade Nacional

E abre debate nacional sobre prioridades de I&D


2026-02-13 | Atualidade Nacional

Mostra Barómetro do Risco Geopolítico para Empresas


2026-02-12 | Atualidade Nacional

Com aumento do número e sofisticação dos ciberataques


2026-02-12 | Atualidade Nacional

Diploma segue para discussão e votação na especialidade


2026-02-11 | Atualidade Nacional

Enquanto não se avança com uma ‘mudança urgente’


2026-02-11 | Atualidade Nacional

Entre outras medidas a tomar pelos operadores e pelo Estado


2026-02-11 | Atualidade Nacional

Colocando o país no radar da modernização digital


2026-02-11 | Atualidade Nacional

Programa decorre até 30 de abril de 2027