Bruxelas leva Portugal a tribunal por falhas na luta contra o terrorismo online

2025-06-18

A Comissão Europeia acusa Portugal, a par da Irlanda e da Bulgária, de falhas no cumprimento de algumas das obrigações do regulamento contra conteúdos terroristas online, que começou a ser aplicado em junho de 2022. E vai levar estes três países ao Tribunal de Justiça da União Europeia. 
Lembrando que as regras estipulam que as plataformas online têm de remover conteúdos de carácter terrorista em uma hora após serem notificadas pelas autoridades dos estados-membros, Bruxelas diz que os três países visados não cumpriram as respetivas obrigações. Como designar uma autoridade responsável por assegurar o cumprimento das regras, assim como notificar a Comissão acerca destas autoridades. Por isso, falharem no cumprimento das obrigações contra a disseminação de conteúdo terrorista online.
Entre as obrigações que ficaram por cumprir contam-se ainda a criação de um ponto de contacto público para esclarecimentos relacionados com pedidos de remoção de conteúdos. Assim como a definição de sanções em caso de incumprimento por parte das plataformas e serviços de alojamento de conteúdo online.
Em janeiro de 2023, a Comissão avançou com uma notificação formal aos três países e já em março de 2024, voltou a fazê-lo, agora com pareceres, uma vez que ainda não tinham cumprido as suas obrigações. Portugal, tal como a Bulgária e Irlanda, não respondeu de forma satisfatória a todas as questões levantadas, seja na notificação formal ou nos pareceres. Pelo que a CE decidiu agora enviar os casos para o Tribunal de Justiça da União Europeia.
 


2025-11-11 | Atualidade Nacional

De acordo com Brad Smith, em entrevista ao Jornal de Negócios


2025-11-11 | Atualidade Nacional

Com quase 900 oradores presentes


2025-11-06 | Atualidade Nacional

Para integrar ciência e economia e acelerar o impacto do conhecimento


2025-11-06 | Atualidade Nacional

Regulador alerta para riscos do poder das plataformas digitais e de IA


2025-11-06 | Atualidade Nacional

Avisa presidente dos CTT, que tem o contrato para o fornecimento do serviço


2025-11-06 | Atualidade Nacional

Maioria das organizações ainda não usa tecnologia para prevenir ataques


2025-11-06 | Atualidade Nacional

Para dar resposta à procura de projetos no mercado nacional


2025-11-06 | Atualidade Nacional

Novo regime de cibersegurança estende-se agora ao mercado nacional


2025-11-06 | Atualidade Nacional

Ainda não existe acordo vinculativo entre as partes