CE acusa Portugal de não aplicar parte das regras do DSA

2025-05-07

Portugal, a par da República Checa, Espanha, Chipre e Polónia, não está a aplicar efetivamente as regras do Digital Services Act. A acusação é da Comissão Europeia, que acaba de intentar uma ação contra este conjunto de países junto do Tribunal de Justiça da União Europeia (UE).

Tal como os demais, o país não aplicou na totalidade o novo regulamento dos serviços digitais, uma vez que não conferiu poderes aos supervisores nem definiu regras sobre sanções. Assim, Bruxelas acusa os estados-membros "por não terem designado e/ou habilitado um coordenador nacional dos serviços digitais ao abrigo do ato legislativo sobre os serviços digitais".

O DSA, adotado em 2022, visa criar um ambiente online mais seguro e transparente, estabelecendo regras mais rigorosas para grandes plataformas digitais que operam no espaço comunitário, como as redes sociais Instagram, Facebook e TikTok. E obriga à remoção de conteúdos ilegais e nocivos por parte destas plataformas.

No âmbito deste regulamento, os estados-membros tinham até 17 de fevereiro para designar um coordenador nacional com a tarefa de garantir uma supervisão e aplicação eficazes das regras. E, apesar de Portugal o ter feito, designando a ANACOM como coordenadora nacional, não lhe "conferiu os poderes necessários para desempenharem as suas funções". Prevê-se ainda que os estados-membros estabeleçam regras relativas às sanções aplicáveis às infrações a esse regulamento, o que Portugal não fez.
 


2025-11-12 | Atualidade Nacional

Mostra estudo promovido pela Startup Portugal


2025-11-12 | Atualidade Nacional

Com um total de 19 produtos desenvolvidos


2025-11-12 | Atualidade Nacional

Anúncio feito no âmbito da Web Summit


2025-11-12 | Atualidade Nacional

De acordo com ministro Adjunto e da Reforma do Estado, na Web Summit


2025-11-11 | Atualidade Nacional

De acordo com Brad Smith, em entrevista ao Jornal de Negócios


2025-11-11 | Atualidade Nacional

Com quase 900 oradores presentes


2025-11-06 | Atualidade Nacional

Para integrar ciência e economia e acelerar o impacto do conhecimento