CE aprova projeto nacional de comunicação quântica
2022-07-27

Bruxelas aprovou a candidatura portuguesa para a implementação do primeiro segmento de rede de comunicação quântica. Este projeto é liderado por um consórcio de 14 entidades que integra organizações nacionais tecnológicas e de segurança do Estado, Academia e Indústria. Vai decorrer por um período de 30 meses, entre 2023 e 2026.
Com o nome PTQCI, a candidatura nacional foi submetida em março de 2022. Visa implementar, a nível nacional e sob coordenação do Gabinete Nacional de Segurança, em parceria com a empresa Deimos Engenharia ME, a primeira infraestrutura de comunicação quântica ultra segura, através de ligações terrestres. E preparar a ligação espacial, utilizando tecnologias de encriptação quânticas como Quantum Key Distribution (QKD).
O consórcio de 14 organizações integra a Altice Labs, Gabinete Nacional Segurança, Deimos Engenharia, IP Telecom, instituto de Telecomunicações, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC-ID), Adyta, Instituto Superior Técnico, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Warpcom, Omnidea, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Português da Qualidade e Portuguese Quantum Institute.
Espera-se que em 2023 decorra o desenho das fases de implementação, em 2024a estandardização e integração do DISCRETION na infraestrutura, em 2025 a implementação de testes funcionais e de segurança, e, finalmente, em 2026, a fase de implementação da infraestrutura.