Cisco Portugal lança nova academia de cibersegurança

2023-06-01

A Cisco Portugal acaba de anunciar o lançamento da Cisco Cybersecurity Academy, com o objetivo de colmatar a falta de talento no país nesta área fundamental. Assim, vai trabalhar com universidades de topo, clientes locais e parceiros para criar um pipeline sólido de especialistas em cibersegurança adequadamente formados e certificados. Os primeiros 18 formandos serão recrutados de universidades técnicas, para ajudar a educar e formar a próxima geração de profissionais de cibersegurança.
O projeto arranca a 12 de setembro, em Lisboa. Tal como em muitas partes do mundo, Portugal está a registar uma significativa escassez de talento na área de cibersegurança. Com esta iniciativa, vai ajudar o país a enfrentar este desafio da escassez de competências e contribuir para a criação de um sólido pipeline de especialistas em cibersegurança adequadamente formados e certificados.
"No mundo digital de hoje, a cibersegurança é responsabilidade de todos e manter os ‘maus da fita' afastados requer colaboração entre os setores público e privado. Com a criação da Cisco Cybersecurity Academy em Portugal, o nosso objetivo é ajudar a educar e formar a próxima geração de profissionais de defesa e cibersegurança. Juntos, devemos focar-nos em colmatar a lacuna de competências e garantir que o nosso futuro digital é seguro," afirmou Emma Carpenter, Vice President, Global Security Specialists da Cisco.
A Cisco está a trabalhar neste projeto com um ecossistema diversificado de organizações, incluindo universidades técnicas de topo em Portugal e parceiros-chave na área da cibersegurança. Os clientes da Cisco também vão participar, partilhando com os estudantes os seus pontos de vista e experiência. Por fim, os parceiros locais da empresa vão igualmente contribuir e coinvestir nesta primeira edição da Academia.
Ao longo dos seis meses do programa, a Cisco e os seus os parceiros vão formar os alunos, preparando-os para as certificações CCNA (Cisco Certified Networking Associate), CyberOps Associate & Security Networking com Cisco Firepower, e ainda Ethical Hacker, que é uma certificação independente e reconhecida pela indústria. Entre estes módulos, os participantes vão desfrutar de semanas de rotação prática para adquirirem experiência "real". Para além das sessões técnicas, a Cybersecurity Academy vai ainda oferecer formação em competências transversais e palestras de especialistas da Cisco, clientes e outros oradores externos influentes.
"A criação da Cisco Cybersecurity Academy em Portugal é um testemunho do nosso empenho em desenvolver uma força de trabalho de cibersegurança bem formada e certificada, e em ajudar a colmatar a falta de talento em cibersegurança no nosso país. Orgulhamo-nos de colaborar com universidades de topo, parceiros locais e clientes nesta iniciativa que vai equipar os participantes com competências técnicas e transversais. Estamos ansiosos por testemunhar o impacto positivo que este programa terá no panorama da cibersegurança em Portugal", diz Miguel Almeida, General Manager da Cisco Portugal.
 


2024-06-06 | Atualidade Nacional

Estudo da Minsait revela que é a principal motivação do investimento


2024-06-06 | Atualidade Nacional

Com subida no segmento de consumo e recuo no empresarial


2024-06-06 | Atualidade Nacional

Novos órgãos sociais do triénio 2024-2026


2024-06-06 | Atualidade Nacional

Para colocar Portugal na linha da frente na regulamentação da IA


2024-06-06 | Atualidade Nacional

De acordo com dados da Anacom para o 1º trimestre


2024-06-05 | Atualidade Nacional

Ignition permite co-construir projetos-piloto para soluções disruptivas


2024-06-05 | Atualidade Nacional

Para ampliar posição como hub estratégico para redes terrestres e submarinas


2024-06-05 | Atualidade Nacional

Nos serviços de armazenamento de dados, segurança e resiliência