Concelho de Coruche com falhas nas redes móveis

2022-01-13 A cobertura das redes móveis 2G, 3G e 4G dos três operadores nacionais - MEO, NOS e Vodafone - no concelho de Coruche é "inexistente", "muito má" ou "má" em várias áreas, havendo mesmo localidades onde não existe rede. A conclusão é de um estudo da Anacom, realizado a pedido daquela autarquia. Segundo o regulador setorial, o pedido surgiu por existirem problemas nas comunicações móveis, nomeadamente na deficiente cobertura disponibilizada pelos operadores móveis em chamadas de voz e no acesso à internet móvel".
As conclusões mostram que os dispositivos móveis, com cartões SIM de todos os operadores, indicaram existência de sinal de rede na maioria do percurso de medições realizado. No entanto, há "freguesias/localidades onde um ou mais operadores não asseguram, de todo, qualquer cobertura, ou, assegurando, os seus níveis não permitem que possam ser classificados com qualidade superior a Muito Má / Má". Brejoeira e Carapuções (freguesia de Santana do Mato), Malhada Alta (Coruche), Feixe (Couço) e Buinheira (S. José da Lamarosa), são as localidades sem cobertura.
Foram realizados 306 testes à velocidade de ligação à internet, sendo que 27% não puderam ser concluídos por "falta ou fraco sinal de rede ou tecnologia de baixo débito binário", com o regulador a indicar uma grande variação dos valores de velocidade média de transferência de dados nas várias operadoras. Os testes realizados "indicam claramente que este serviço é fraco, com muitos testes negativos e baixas velocidades de transferência de dados".
Já no serviço de voz, cerca de 16% das tentativas de chamada não foram concretizadas, sendo que dois dos operadores, "apesar de terem apresentado sinal em quase todo o percurso, tiveram o pior desempenho no serviço de voz, tendo falhas, expectáveis, nos locais de má cobertura, mas também em locais onde o sinal é bom ou aceitável".
Perante esta realidade, o regulador afirma que se já existissem acordos de roaming nacional em Portugal (permitindo que os clientes de qualquer um dos operadores se pudesse conectar à estação base de outro operador quando a qualidade de sinal de rede do seu operador não fosse aceitável)", haveria "uma cobertura agregada de mais qualidade no concelho de Coruche".
O estudou foi apresentado hoje aos autarcas em Coruche, onde o regulador deu ainda "informação sobre o projeto de cobertura de todo o País com banda larga e informação sobre a consulta pública que está em curso". Esta consulta visa determinar a identificação das zonas brancas, ainda sem internet, de forma a assegurar-se a cobertura total do país com redes de banda larga de fibra ótica, assegurando que toda a população tem acesso a estas redes.

2022-05-26 | Atualidade Nacional

Garantindo que vai elaborar "novo dispositivo legal que respeite limites" do TC


2022-05-24 | Atualidade Nacional

"Summer School for Female Leadership in the Digital Age"


2022-05-24 | Atualidade Nacional

Assim como nos processos de averiguações


2022-05-24 | Atualidade Nacional

Regulador adianta que taxa média de variação de preços num ano foi de 1,5%


2022-05-19 | Atualidade Nacional

Com várias soluções inteligentes já instaladas no município


2022-05-18 | Atualidade Nacional

De acordo com os dados mais recentes do Eurostat


2022-05-18 | Atualidade Nacional

Primeiro-ministro destaca importância do projeto para o país


2022-05-17 | Atualidade Nacional

Onde será necessário instalar redes de comunicações de elevada capacidade