A Test Bed 5G, que é liderada pela NOS, já conta com 140 pilotos de novos produtos ou serviços inovadores, dos quais 65 estão concluídos entregues. E o plano inicial, de completar um total de 165 inovações tecnológicas será concretizado até junho de 2026. A garantia foi dada em comunicado pelo operador de comunicações.
Este avança que o laboratório de testes à aplicação da tecnologia 5Gconcluiu e entregou 65 projetos-piloto. A Test Bed 5G, criada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), já está a desenvolver 140 produtos ou serviços considerados inovadores e prevê concluir as 165 inovações tecnológicas até junho de 2026. O prazo inicial era setembro deste ano, mas esta iniciativa inserida na Rede Nacional de Test Beds e financiada pelo PRR ainda está com uma taxa de execução de 40%.
"Acreditamos que todos os projetos de inovação que estamos a desenvolver com a Test Bed 5G são passos essenciais rumo à transição digital e ao aumento de competitividade da nossa economia. O 5G e todas as tecnologias por ele potenciadas, como inteligência artificial, blockchain, IoT são capazes de gerar milhares de milhões de euros, se bem aproveitadas, e queremos ajudar as organizações portuguesas a usufruírem desse potencial", afirma Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS.
No total, os projetos dividem-se por 24 pilotos da área da saúde, 12 da indústria, 11 de smart cities, 26 de retalho e 67 transversais aos vários setores. Os trabalhos têm-se realizado na rede do operador ou em ambiente controlado, disponibilizado pelo seu hub especializado em 5G, o espaço que a empresa tem no edifício do Parque das Nações, em Lisboa. Os vários projetos, que pretendem ser uma alavanca de aceleração para a digitalização de setores essenciais para o país.
A test bed conta com um orçamento de oito milhões de euros e nasceu com o objetivo de apoiar startups e PME no acesso a infraestruturas digitais e a especialistas em comunicações de vanguarda. Lançada em julho de 2023, é liderada pela NOS e conta com a copromoção da M, através das insígnias Continente e Wells. Estão ainda envolvidos o INESC TEC, CEiiA e Ericsson.
Alguns dos projetos pilotos desenvolvidos no âmbito da Test Bed 5G, por áreas:
- Saúde - Wisify (avaliação corporal digitalizada, através de uma plataforma inteligente que apoia profissionais de nutrição e fitness) e Jolicare e Click2Care (soluções de monitorização de idosos, apoio domiciliário e deteção e prevenção de quedas através da tecnologia).
- Indústria - Controltextil (monitorização e controlo da operação em chão de fábrica) e Glartek (suporte assistido para execução de operações industriais com base em realidade aumentada e assistência remota).
- Smartcities - Trigger Systems (sistemas de rega inteligentes e automatizados que permitam poupar água e energia).
- Retalho - UXPAY (vending machines inteligentes)
- Transversais - LedbyData (sistema que facilita a realização de e-peditórios), Speedbird (transporte de bens através de drones, em 5G SA), Sensitivue (sistema de tradução simultânea durante chamadas telefónicas), Noytrall (sustentabilidade hoteleira através da monitorização de consumos numa plataforma SaaS) e CAPTEMP (controlo de transporte de produtos a frio).
Para integrar ciência e economia e acelerar o impacto do conhecimento
Regulador alerta para riscos do poder das plataformas digitais e de IA
Avisa presidente dos CTT, que tem o contrato para o fornecimento do serviço
Maioria das organizações ainda não usa tecnologia para prevenir ataques