COTEC Portugal lança programa de proteção da propriedade intelectual

2024-03-27

A COTEC Portugal, em parceria com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), lançou um projeto-piloto para apoiar as empresas em crescimento internacional na gestão e proteção dos seus ativos intangíveis e direitos de propriedade industrial. Vai selecionar entre 15 e 20 empresas, que terão acesso a um programa de mentoria individualizado com a duração de quatro meses.
Denominada IP Management Clinic, a iniciativa tem como objetivo preparar as empresas - PME, smallcaps e startups com modelo de negócio estabelecido - acesso a um programa de coaching com especialistas e um conjunto abrangente de recursos e orientações com vista a retirar o máximo partido dos ativos intangíveis como parte integrante das suas estratégias empresariais. O programa é gratuito para os participantes e as empresas podem candidatar-se através do preenchimento de um questionário, disponível no site da COTEC Portugal.
Desde 2021 presente em mais de 30 países em todo o mundo, o IP Management Clinic chega pela primeira vez à Europa através desta parceria entre a COTEC Portugal e o WIPO. A iniciativa contempla sessões de mentoria individual com especialistas, que irão orientar as empresas e prepará-las para desenvolverem e alinharem a sua estratégia de propriedade intelectual com a sua estratégia de crescimento.
As empresas participantes terão ainda a oportunidade de ter acesso a ferramentas e recursos práticos, bem como workshops e práticas, e ainda acesso exclusivo a eventos públicos e internacionais, oportunidades de criação de redes de networking e ferramentas de apoio para a definição e implementação da sua estratégia de propriedade industrial.
Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC Portugal, destaca que "falta ainda fazer um longo caminho para dar a devida importância à gestão dos ativos intangíveis e direitos de propriedade industrial. O balanço incorpóreo é cada vez mais objeto de atenção na valorização das empresas, pelos investidores e pela banca. A internacionalização pelo incorpóreo e pelos intangíveis será cada vez mais relevante no desempenho competitivo das empresas. Assim, é fundamental consciencializar os líderes empresariais, e também urgente preparar o tecido exportador cada vez mais internacional para uma proteção e gestão ativa dos seus principais ativos intangíveis. Estamos muito satisfeitos pelo WIPO ter reconhecido na COTEC Portugal o parceiro certo para trazer esta iniciativa pela primeira vez à na Europa. Queremos apoiar as empresas de base nacional a prepararem-se para um contexto competitivo internacional muito exigente em termos de cópia legal ou ilegal dos seus intangíveis mais valiosos e para a possibilidade de real de litigância, tenham ou não direitos de Propriedade Industrial no seu balanço, bem como para reduzir a assimetria de informação entre investidores, financiadores e as empresas." 
O IP Management Clinic arranca hoje com a abertura de candidaturas. Serão selecionadas entre 15 e 20 empresas, de acordo com o seu perfil, estratégia de crescimento e importância da Propriedade Industrial na sua competitividade.
O programa tem a duração de quatro meses e estará assente em quatro momentos principais com os participantes, começando por um exame aos principais ativos intangíveis e situação de proteção, estratégia de propriedade intelectual ao que se seguirá um processo de mentoria na elaboração de um plano de gestão e proteção dos ativos intangíveis mais relevantes.


2024-05-23 | Atualidade Nacional

Com 36ª edição dos Investor Relations and Governance Awards


2024-05-23 | Atualidade Nacional

Para aproveitar todo o potencial da tecnologia


2024-05-22 | Atualidade Nacional

Aliança para a indústria junta COTEC, INESC TEC, Kaizen Institute e Porto Business School


2024-05-22 | Atualidade Nacional

De acordo com previsões apontadas pela IDC


2024-05-22 | Atualidade Nacional

Decisão final está agora nas mãos da AdC


2024-05-22 | Atualidade Nacional

Lisboa quer posicionar-se a nível internacional nesta tecnologia


2024-05-22 | Atualidade Nacional

Com o grupo a focar-se cada vez mais no negócio da logística