CTT admitem venda a 100% do banco postal

2024-05-22

Os CTT poderão vender a totalidade do capital do Banco CTT, apesar do grupo postal preferir manter uma minoria do capital no projeto. Neste momento, estão a ser consideradas todas as possibilidades, admite o CEO dos CTT em entrevista à Bloomberg, onde avança que o foco é no negócio da logistica.
"Estamos a considerar todas as possibilidades, até vender a totalidade do banco. A minha preferência seria nós mantermos uma posição minoritária no banco, visto que ele irá operar na nossa rede de lojas", refere João Bento. 
O Banco CTT, criado em 2015, tinha no final do ano passado um valor contabilístico de 270 milhões de euros. Sendo que o grupo acordou em 2022 vender 8,71% do capital à Generali Seguros, através de um aumento de capital de 25 milhões de euros. A operação aguarda desde então a aprovação do Banco de Portugal desde então. 
João Bento diz espetar que a operação seja aprovada pelo regulador antes deste verão. E que o operador postal está focado na operação logística e no seu reforço, nomeadamente através de novas compras em Espanha. "Estamos à procura de oportunidades de consolidação. Não é garantido que sejamos bem-sucedidos, mas estamos ativos", refere o líder dos CTT.
O objetivo é tirar vantagem do boom no negócio da entrega de encomendas, reduzindo a dependência do grupo do correio tradicional, onde as receitas continuam em queda. Assim, quer comprar empresas de last mile, responsáveis pela última fase das entregas de encomendas. 


2025-07-10 | Atualidade Nacional

Há mais de 270 empresas que obtiveram este estatuto pela 1ª vez


2025-07-09 | Atualidade Nacional

De acordo com presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento


2025-07-09 | Atualidade Nacional

Para aumentar segurança e prevenis acessos não autorizados


2025-07-07 | Atualidade Nacional

Defendendo medidas exigentes mas flexíveis e simples


2025-07-04 | Atualidade Nacional

Anúncio foi feito no Congresso por Giorgia Abeltino, da tecnológica


2025-07-04 | Atualidade Nacional

Em cerimónia no 34º Digital Business Congress