CTT e DHL fazem parceria estratégica nas encomendas online

2025-01-09

O negócio foi anunciado no final do ano passado e espera-se que esteja concluído no segundo semestre de 2025. Os CTT e a DHL fizeram uma parceria estratégica para o correio expresso, que passa por um cruzamento de participações entre os dois grupos. Esta joint-venture visa "unir esforços" no comércio eletrónico em Portugal e Espanha.

A parceria tem como meta abordar as oportunidades de crescimento nos mercados de e-commerce e distribuição de encomendas, como explica o grupo postal em comunicado. Dias antes, tinha anunciado a compra da espanhola Cacesa por 104 milhões de euros.

Em conjunto, pretendem criar uma rede abrangente de recolhe e distribuição na Península Ibérica. O que passará por um conjunto de operações. Numa primeira fase, a CTT Expresso vai comprar integralmente a DHL Parcel Portugal, enquanto os CTT vão adquirir 25% DHL Parcel Iberia, ficando com uma participação indireta através da holding Danzas. Por sua vez, a espanhola DHL vai comprar uma participação de 25% na CTT Expresso. Na segunda fase da transação, está previsto que a DHL e os CTT possam aumentar as respetivas posições uma na outra até aos 49%. A DHL em Portugal passa assim a ser integrada na CTT Expresso, que se torna a distribuidora de e-commerce da DHL em Portugal. 

Os CTT avançam que a operação "está sujeita às condições habituais de conclusão, incluindo as aprovações regulamentares aplicáveis", sendo a expectativa que fique "concluída no segundo semestre de 2025". As transações acordadas avaliam a CTT Expresso em 482 milhões de euros, a DHL Parcel Iberia em 106 milhões e a DHL Parcel Portugal em 12 milhões. Fora deste valor estão as "alavancas de valorização" para os CTT e DHL de 15 milhões de euros.

O grupo postal nacional espera obter "um encaixe líquido de cerca de 69 milhões, assumindo uma base livre de dívida". E se em Portugal, a operação de ambas ficará concentrada na CTT Expresso, em Espanha o objetivo será criar uma rede eficiente para processar encomendas e entregas last mile, nos mercados B2C (Business-to-Consumer) e B2B (Business-to-Business). Haverá 20 mil pontos de entrega em Portugal e três mil em Espanha.

 


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