A Digi chegou a acordo para a compra da Nowo por 150 milhões de euros. O contrato já foi assinado e abrange a aquisição de 100% da Cabonitel, que detém o controlo do operador nacional. O grupo romeno, que se prepara para iniciar atividades no mercado nacional, resolve assim o problema dos conteúdos televisivos e fica com mais espetro 5G.
"A empresa informa o mercado de que, a 1 de agosto de 2024, a Digi Portugal assinou um acordo de compra de ações com a Lorca JVco Limited para a compra de 100% das ações emitidas pela Cabonitel, a uma avaliação de 150 milhões de euros, sujeita aos ajustes típicos e certos eventos contingentes", refere a Digi Communications em comunicado. Onde adianta que "o perímetro da transação inclui a Nowo Communications, o quarto maior operador de telecomunicações móveis e fixas de Portugal (integralmente detida pela Cabonitel)".
O negócio surge semanas depois do chumbo pela AdC da operação de compra da Nowo pela Vodafone Portugal, dois anos depois do anúncio do acordo, por riscos de criar entraves significativos à concorrência e prejudicar os consumidores. Entretanto, surgiram notícias de que a Media Capital estava em negociações para adquirir o quarto operador nacional, mas o processo terá sido interrompido ontem pelo acionista da Nowo, face ao baixo preço oferecido. O ECO avança que o preço oferecido pela Digi será sensivelmente o mesmo que foi acordado há cerca de dois anos pela Vodafone.
No mesmo comunicado, a Digi refere que a Nowo tem cerca de 270 mil clientes móveis e cerca de 130 mil clientes fixos de telecomunicações. Ficará ainda com o espectro 5G adquirido pela Nowo, que investiu 70 milhões de euros na compra de direitos. E, face às dificuldades em alcançar acordos com os grupos de media no âmbito dos conteúdos, consegue agora aceder a eles, já que a Nowo tem contratos com todos os players de televisão.