Elvira Fortunato destaca importância das redes colaborativas
2022-05-17

É essencial promover redes colaborativas entre investigadores, instituições, empresas e sociedade civil, para garantir um futuro mais resiliente, mais sustentável e mais inclusivo. O alerta foi dado pela ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, na sessão de abertura do Encontro Ciência 2022. Onde destacou o impacto da ciência e do ensino superior para impulsionar o percurso de convergência de Portugal com a Europa.
Assim e depois de dois anos de pandemia, que colocaram em evidência o papel da ciência para enfrentar a crise sanitária, a governante quer mais qualificações para os portugueses e mais desenvolvimento da ciência. Trata-se de fazer um esforço de convergência europeia até 2030, designadamente em termos da ação climática e das oportunidades associadas à inovação e digitalização da sociedade e economia.
A Ministra elogiou a comunidade científica e académica, os investigadores, as instituições, os docentes e os estudantes, por terem sabido e conseguido adaptar-se a circunstâncias tão difíceis e tão inéditas criadas pela crise sanitária.
O Encontro Ciência 2022, realizado anualmente para debater o papel da ciência, tecnologia e inovação, teve como tema "Construir o Futuro com a Ciência".