Google e FCT criam fundo dólares para apoiar investigação de IA em Portugal

2021-07-27 A Google e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) uniram-se num acordo de colaboração, com o objetivo de apoiar projetos de investigação na área de inteligência artificial. Assim, serão atribuídos até 2 milhões de dólares em recursos tecnológicos de apoio a projetos relacionados com IA durante os próximos dois anos.
Essencialmente, o apoio passa pela disponibilização de créditos para serviços de IA da plataforma Google Cloud, atribuídos através de um concurso de projetos previsto para o próximo mês de setembro. A FCT refere que numa primeira fase do apoio, as áreas prioritárias de investigação de IA serão focadas no processamento de Língua Natural, com a criação de modelos e ferramentas direcionados à língua portuguesa; a IA Responsável, ligado aos princípios éticos que permitam a explicabilidade do seu comportamento.
No segundo ano, a iniciativa será alargada, para se criar um ecossistema de suporte às atividades de investigação e inovação de IA em Portugal. A iniciativa procura continuar as histórias de sucesso de empresas como a UnBabel e Priberam, dadas como exemplos de histórias de sucesso no que diz respeito à disponibilização em grande escala do acesso à informação e comunicação entre idiomas, culturas e competências. A colaboração com a Google vai também permitir um complemento aos apoios já existentes e prestados pela FCT, através da Rede Nacional de Computação Avançada."A tecnologia tem um papel importante a desempenhar na construção de uma recuperação inclusiva, sustentável e verde. As parcerias público-privadas são a base deste trabalho, e a Google continua a unir esforços com o governo português de forma a garantir que ninguém é deixado para trás na transição digita", salienta Fernando Pereira, vice-presidente da Google, para a área de linguagem natural e aprendizagem da máquina, a propósito da parceria.


2021-09-22 | Atualidade Nacional

Estudo da Google mostra que gostariam se ser mais eficientes


2021-09-22 | Atualidade Nacional

Agregando todos os serviços públicos


2021-09-22 | Atualidade Nacional

Subsidiária continua a crescer no mercado nacional


2021-09-17 | Atualidade Nacional

Medida entra em vigor 5 dias depois da sua publicação em DR


2021-09-17 | Atualidade Nacional

Até final do ano, vai contratar 200 pessoas


2021-09-16 | Atualidade Nacional

Através de inteligência artificial, deep learning e imagiologia


2021-09-15 | Atualidade Nacional

De acordo com dados da Anacom do 1º semestre


2021-09-14 | Atualidade Nacional

Cabe ao regulador operacionalizar o processo, diz dona da MEO