Portugal vai receber cerca de 230 mil euros da Google.org para formar jovens entre os 11 e os 14 anos sobre a IA através do Experience AI. Trata-se de um programa educativo criado em parceria com a Google DeepMind, que fornece aos professores a formação e os recursos necessários para educar e inspirar os jovens. Numa primeira fase, até dezembro de 2025, a meta é que mais de dois 2 mil jovens participem no programa, em resultado de uma parceria entre a TUMO Portugal e a Raspberry Pi Foundation.
Segundo a Google, a Google.org está a disponibilizar financiamento à Raspberry Pi Foundation para expandir ainda mais o acesso ao Experience AI e é nesse âmbito que o país receberá o financiamento.
Desde 2016 que a tecnológica formou mais de 135 mil pessoas no país em competências digitais através do Atelier Digital. Trabalhou ainda com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) para disponibilizar dois milhões de euros em créditos para investigação em IA. Adicionalmente, distribuiu dez mil certificados profissionais, em colaboração com a APDC, em cursos como UX, análise de dados, gestão de projetos, entre outros. Ainda com a APDC, anunciou recentemente o programa Impulso AI, que oferece oito cursos sobre IA a pelo menos mil profissionais.
Como primeiro parceiro, a TUMO Portugal terá a responsabilidade de ajudar a criar versões locais e individuais das funcionalidades do programa. A localização é considerada uma parte importante do programa para a relevância cultural, acessibilidade e envolvimento dos alunos. Além disso, a formação dos professores e o apoio aos pais. O programa tem ainda o objetivo de ensinar os mais jovens a usar a IA com segurança.
Lançado em abril de 2023, o Experience AI já foi descarregado por educadores de 130 países. Os alunos têm acesso a um currículo centrado numa aprendizagem estruturada, considerações éticas, exemplos e modelos do mundo real e conteúdos culturais relevantes e o uso responsável de IA. Recentemente foram adicionadas três novas aulas focadas na segurança da IA.
Para integrar ciência e economia e acelerar o impacto do conhecimento
Regulador alerta para riscos do poder das plataformas digitais e de IA
Avisa presidente dos CTT, que tem o contrato para o fornecimento do serviço
Maioria das organizações ainda não usa tecnologia para prevenir ataques