Governo admite venda da Altice por áreas mas impacto terá se ser avaliado

2024-02-08

O Executivo não antecipa haver quaisquer problemas na venda da Altice Portugal em parcelas, destacando que se trata até de uma tendência que está a ocorrer em vários mercados europeus. Mas destaca que terão de se analisar os eventuais impactos no mercado da venda do operador por áreas. As declarações foram feitas ao Negócios pelo gabinete do secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo.
Assim, refere que qualquer alienação de infraestruturas consideradas críticas para a segurança nacional terá de ser avaliada à luz da lei em vigor. O que envolverá as entidades reguladoras competentes, ou seja, a Anacom e a Autoridade da Concorrência.
O Jornal de Negócios publica esta 5ª feira as declarações do Governo, quando o processo de venda da Altice Portugal está em curso, havendo de acordo com notícias divulgadas, cerca de 23 propostas de compra da operação nacional. O operador português é uma das subsidiárias mais rentáveis do universo da Altice e o seu líder, Patrick Drahi, parece estar a privilegiar as propostas de compra de ativos específicos e não da totalidade da operação, para obter um maior encaixe financeiro.
O Governo tem o poder de intervir em negócios privados, quando se trata de infraestruturas críticas, lembra o jornal. Que cita um decreto-lei de 2014, que permite a intervenção quando o negócio "pode colocar em risco a segurança nacional ou o aprovisionamento do país em serviços fundamentais para o interesse nacional, nas áreas da energia, dos transportes e das comunicações".
 


2024-02-16 | Atualidade Nacional

Plataforma tecnológica é agora detida pelos sul-coreanos da Coupang


2024-02-15 | Atualidade Nacional

Tecnológica garante ter condições para executar a estratégia definida


2024-02-15 | Atualidade Nacional

Candidaturas para profissionais abertas até 30 de março


2024-02-15 | Atualidade Nacional

Decorre até ao dia 18, na India


2024-02-15 | Atualidade Nacional

Com adoção pioneira de novo equipamento da fabricante


2024-02-15 | Atualidade Nacional

Dados da MedUX mostram que Berlim lidera ranking da qualidade das redes


2024-02-15 | Atualidade Nacional

Mostram dados da Anacom para o 4º trimestre de 2023


2024-02-15 | Atualidade Nacional

Reforçando a aposta do grupo de software de gestão no mercado nacional


2024-02-15 | Atualidade Nacional

UE tem 252 milhões no total para infraestruturas assentes nesta tecnologia