Governo anuncia distribuição de apoios aos media em compra de publicidade

2020-05-22 Foi conhecida esta semana a forma como serão distribuídos os 15 milhões de euros com que o Executivo vai apoiar os media nacionais, através da compra antecipada de publicidade institucional por parte do Estado. Garante-se que esta distribuição foi feita de acordo com a legislação, sendo 75% destinado a órgãos de comunicação social de âmbito nacional e 25% de âmbito regional e local.

Os valores em concreto foram definidos por critérios proporcionais e objetivos, as receitas de comunicações comerciais e de circulação em período homólogo (segundo trimestre de 2019)", segundo fonte do gabinete do secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva. No processo,  foram tidos em consideração os contributos das entidades representativas do setor, como a Plataforma de Media Privados, a Associação Portuguesa de Imprensa, a Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, a Associação Portuguesa de Radiodifusão e a Associação de Rádios de Inspiração Cristã.

Assim, o grupo Impresa contará com 3,49 milhões de euros, Media Capital com praticamente o mesmo valor, Cofina com 1,69 milhões e Global Media com 1,06 milhões. Grupo Rádio Renascença terá 480 mil euros, Trust in News (Visão) 406 mil, Sociedade Vicra Desportiva (A Bola) 329 mil, Público 314 mil e Newsplex (Sol e i,) 38,6 mil, de acordo com a Resolução do Conselho de Ministros.

Já o grupo Megafin (Jornal Económico) receberá 28,84 mil euros, a dona do Porto Canal 23,27 mil, o Observador Ontime 19,9 mil e a Swipe News (ECO) 18,981 mil. Os valores estão, no entanto, a ser ligeiramente alterados, uma vez que se registou um lapso no valor a atribuir ao Observador.

No total, os 13 órgãos de comunicação social de âmbito nacional vão receber 11,25 milhões de euros, ou seja, 75% dos 15 milhões de euros (IVA incluído). Os restantes 25% de apoios vão para os meios de comunicação regional e local.







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