Governo lança Lojas do Cidadão virtuais nas próximas duas semanas

2025-11-04

No âmbito da sua meta de criar um novo paradigma de atendimento público, centrado nos cidadãos e nas empresas, com serviços mais simples, rápidos e digitais, o Executivo vai lançar nas próximas duas semanas as Lojas do Cidadão Virtuais. Promete que, no arranque, terão mais de 100 serviços digitais num único ponto de acesso, sendo o objetivo reduzir para metade os atendimentos presenciais. A garantia foi dada pelo ministro Adjunto e da Reforma do Estado no Parlamento.

Numa audição conjunta das Comissões de Orçamento e Finanças e de Reforma do Estado e Poder Local, Gonçalo Matias apresentou os próximos passos da transformação do Estado. Assim, pretende passar dos atuais 9 milhões de atendimentos presenciais por ano para pelo menos metade, tornando o acesso aos serviços públicos mais simples, rápido e conveniente.

"Caminhamos para ter 100% dos serviços públicos digitais", garantiu, acrescentando que esta estratégia será acompanhada por uma rede física reforçada, para "não deixar ninguém para trás". A este respeito lembrou "a abertura de 80 lojas do cidadão e de 1.200 espaços do cidadão".

Referiu ainda que serão apresentadas em janeiro, na Assembleia da República, as propostas do novo Código dos Contratos Públicos, da nova Lei Orgânica do Tribunal de Contas e da alteração ao Código do Procedimento Administrativo. Entre as metas do ministro está também o lançamento em versão piloto da Carteira Digital das Empresas, em janeiro de 2026, e a aprovação da Política Nacional de Dados até final do ano.

Assim como o anúncio da nova Agenda Nacional para a Inteligência Artificial e criação de um centro de excelência em IA na Administração Pública e avanços nas reestruturações ministeriais, com mais ministérios a integrar a primeira vaga de reformas até ao final do ano.

Será ainda adotada uma estratégia nacional de data centers centrados na inteligência artificial (IA) e outra para a cloud soberana em Portugal. "Gostaria de anunciar aqui algumas medidas que me parecem relevantes", sendo que a primeira "é a adoção de uma estratégia nacional de data centers centrados na inteligência artificial", destacou.

É que "Portugal está hoje a ser procurado por vários investimentos muito relevantes na área das gigafactories de IA. Portanto, estamos a olhar para elas de uma forma integrada, e através de uma estratégia nacional com zonas pré-licenciadas para data centers". Acresce a apresentação de uma "estratégia nacional para a cloud soberana e construir uma infraestrutura de cloud soberana em Portugal, naturalmente em articulação com outras áreas governativas",.

Gonçalo Matias quer "tornar o Estado mais eficiente, transparente e preparado para o futuro - sempre ao serviço das pessoas e das empresas". Mas não tem dúvidas de que, com esta reforma, "vamos precisar de mais pessoas na Administração Pública. Precisamos de atrair talento, de termos pessoas motivadas para acompanhar este objetivo e desígnio operacional de profunda reforma do Estado.

 


2025-11-06 | Atualidade Nacional

Para integrar ciência e economia e acelerar o impacto do conhecimento


2025-11-06 | Atualidade Nacional

Regulador alerta para riscos do poder das plataformas digitais e de IA


2025-11-06 | Atualidade Nacional

Avisa presidente dos CTT, que tem o contrato para o fornecimento do serviço


2025-11-06 | Atualidade Nacional

Maioria das organizações ainda não usa tecnologia para prevenir ataques


2025-11-06 | Atualidade Nacional

Para dar resposta à procura de projetos no mercado nacional


2025-11-06 | Atualidade Nacional

Novo regime de cibersegurança estende-se agora ao mercado nacional


2025-11-06 | Atualidade Nacional

Ainda não existe acordo vinculativo entre as partes