Ex-quadro da Microsoft vai liderar a reforma tecnológica do Estado
Governo nomeia primeiro CTO do Governo: Manuel Dias
O ex-diretor nacional de Tecnologia da Microsoft, grupo onde estava há quase 15 anos, é o novo diretor de sistemas e tecnologias de informação da Administração Pública. É a primeira vez que o Estado tem um ‘CTO', uma das recomendações dadas pela APDC no seu documento "Visão e Medidas Concretas para o Desenvolvimento da Economia Portuguesa", entregue ao Executivo ainda durante a anterior legislatura. Manuel Dias vai liderar a revolução digital do Estado.
A notícia foi avançada em primeira mão já na semana passada pelo ECO e confirmada pelo Governo em comunicado do Conselho de Ministros. O gestor será Diretor de Sistemas e Tecnologias de Informação da Administração Pública na ARTE - Agência para a Reforma Tecnológica, a ex-AMA.
Para o Executivo, pela voz de António Leitão Amaro, ministro da Presidência, o novo CTO do Estado é uma "pessoa com grande conhecimento, experiência nestas matérias, da inteligência artificial até aos sistemas de informação. Com um percurso académico e um percurso em empresas de grande capacidade", além de acumular uma "experiência de interação muito grande com a AP".
Manuel Dias terá pela frente enormes desafios, já que lhe caberá ‘reprogramar' a AP, o que passa por simplificar processos, reestruturar estruturas internas, otimizar recursos e garantir interoperabilidade dentro do Estado, entre outros dossiers. O ministro da Presidência que que o Executivo acredita "muito no potencial impacto desta nova função" e no novo responsável.
Para integrar ciência e economia e acelerar o impacto do conhecimento
Regulador alerta para riscos do poder das plataformas digitais e de IA
Avisa presidente dos CTT, que tem o contrato para o fornecimento do serviço
Maioria das organizações ainda não usa tecnologia para prevenir ataques