HCP desafia 23 promotores para lançar projeto mobilizador de smart health

2021-02-25 O HPC - Health Cluster Portugal desafiou 23 entidades a lançar um projeto mobilizador de desenvolvimento de soluções "smarth health" em Portugal. A iniciativa, denominada SmarthHeatlh4All, visa desenvolver oito produtos tecnológicos destinados à prevenção, monitorização, tratamento e reabilitação. Nos próximos três anos será ainda construída uma framework que permitirá ajudar ao surgimento de novas soluções smarth health, dando assim continuidade ao projeto.

O SmarthHealth4ALll pretende dinamizar um ecossistema dedicado à investigação e desenvolvimento, produção, comercialização e disseminação de tecnologias médicas de Smart Health, com base em tecnologias de informação, comunicação e eletrónica (TICE), e em tecnologias futuras e emergentes.

Esta iniciativa, que juntou 24 promotores, cruza áreas de conhecimento distintas, como as ciências médicas e da saúde e as engenharias, assim como cruza setores high-tech com outros ditos tradicionais, como o têxtil, calçado, plásticos e mobiliário.
O projeto estende-se desde a produção de conhecimento à disseminação generalizada das soluções desenvolvidas, aplicáveis quer no contexto de prestação formal de cuidados de saúde, quer no dia-a-dia de um vasto universo de utilizadores/pacientes, com especial enfoque em áreas social e economicamente impactantes no contexto do mercado global da Saúde.

O objetivo é desenvolver soluções de smart health que ajudem na prevenção, diagnóstico, monitorização e tratamento/reabilitação de doenças e outras condições clínicas, sobretudo de natureza crónica e/ou ligadas ao envelhecimento - incluindo doenças neurológicas, cérebro- cardiovasculares, cardiorrespiratórias, osteoarticulares e diabetes.

"Durante os três anos de vigência do projeto queremos também desenvolver uma plataforma e um guia que irão ajudar o desenvolvimento de soluções ‘smarth health', assim outras organizações poderão dar continuidade a este projeto", afirmou Joaquim Cunha, diretor executivo do Health Cluster Portugal.

O projeto é cofinanciado por fundos comunitários, sendo o restante investimento suportado pelos promotores. Fazem parte da iniciativa como promotores a Siemens Healthineers, a 2CA Braga, a Altran, a APINEQ, a Ortomedical, o Centi, o Citeve, a Faculdade de Engenharia do Porto, a Faculdade de Medicina do Porto, a Frauhofer Portugal, a Heatlhy Systems, o Inegi, o INESCTEC, o IPN, o ISEP, o ISPUP, a Neuroinova, a Neutroplast, a Plux, a Sensing Future, a Sonae Indústria, a Têxteis Penedo, a Universidade de Aveiro e o Health Cluster Portugal.

Como mentores estarão presentes a Abbot, o IQVIA, o Kaizen Institute, a Medtronic, a Roche e a Siemens Heatlhineers. Os projetos serão acompanhados por uma comissão científica, legal e regulamentar composta pelo Health Cluster Portugal, o CEIC, a DGS, o Infarmed, o INPI e pela SPMS.

O Health Cluster Portugal - Polo de Competitividade da Saúde (HCP) é uma associação privada sem fins lucrativos que reúne atualmente mais de 180 associados, incluindo instituições de I&D, universidades, hospitais, organizações da sociedade civil, e empresas das áreas da farmacêutica, biotecnologia, tecnologias médicas e serviços.

2021-04-09 | Atualidade Nacional

Licitações nesta fase já ultrapassam os 275 milhões de euros


2021-04-09 | Atualidade Nacional

Grupo espanhol pede autorização à Concorrência


2021-04-09 | Atualidade Nacional

Operador considera decisão "inconcebível e inaceitável"


2021-04-08 | Atualidade Nacional

No sentido de evitar prolongamento excessivo da duração


2021-04-08 | Atualidade Nacional

Associação diz que setor paga cada vez mais taxas ao regulador


2021-04-06 | Atualidade Nacional

Documento segue agora para o Parlamento


2021-04-05 | Atualidade Nacional

Regulador destaca que são alternativa de cobertura em zonas remotas


2021-04-05 | Atualidade Nacional

Nova empresa de Elon Musk deverá arrancar com operação em junho


2021-04-05 | Atualidade Nacional

Projeto Augmanity é liderado pela Bosch e UA é parceiro científico estratégico


2021-04-01 | Atualidade Nacional

Encaixe total ultrapassa os 354 milhões de euros