HP foi a marca preferida dos consumidores durante o confinamento
2020-07-01
Entre março e maio, durante o período de confinamento, a HP foi a marca preferida dos portugueses nas categorias de impressoras e PCs, numa altura em que a procura por este tipo de equipamentos cresceu exponencialmente. Para continuar a dar resposta ao mercado, a empresa acaba de apresentar, numa conferência digital com jornalistas, uma série de produtos inovadores nestas duas famílias de ofertas, a impressão e os portáteis.
Sendo a empresa que mais impressoras e PCs vendeu no mercado nacional de março a maio, segundo dados da GfK, para responder à necessidade de trabalho e estudo remotos, em resultado do período de confinamento obrigatório, a HP garante que continuará a inovar.
José Correia, diretor geral da HP Portugal, fala em "corrida à tecnologia durante a pandemia, especialmente no que se refere às ferramentas de produtividade pessoal". De tal forma que na semana em que a telescola arrancou, se registou na marca um aumento da procura da ordem dos quase 500%.
"A estratégia da HP sempre assentou na transferência do posto de trabalho em três pilares essenciais: mobilidade, segurança e ferramentas de colaboração", refere o gestor, destacando a necessidade súbita das empresas e das pessoas terem de ter novas formas de produtividade, tendo que rapidamente se adaptar. Por isso, nesta fase, a empresa "aumentou a liderança no mercado empresarial, por via da capacidade de resposta que apresentou". Também na área de consumo, "é quem tem mais presença na casa das pessoas, seja em impressoras - 1 em cada duas é HP - seja em computadores, onde detém uma quota de 30%".
Assim, e para continuar a dar resposta à procura do mercado, a HP avançou com novas ofertas. Na área de soluções de impressão, um exemplo é a impressora HP ENVY 6000, equipamento utilização muito intuitiva concebido para as famílias atuais, que têm um quotidiano dinâmico e ocupado e onde o trabalho, a escola e vida social se cruzam.
Com mais de 20% de plástico reciclado, a sua interface de utilização é intuitiva e inteligente, o que transforma as interações com o equipamento mais simples, com luzes que indicam o estado da impressora. Os botões aparecem apenas e só quando necessários. Possui Wi-Fi dual-band auto-recuperável que mantém o equipamento ligado e minimiza interrupções. A utilização da app HP Smart, que permite configuração simples para todas as impressoras instaladas em casa, impressão, digitalização, cópia e fax a partir de dispositivos móveis e acesso a centenas de conteúdos de formação grátis.
A HP apresentou ainda duas outras soluções de impressão para casa: as gamas de impressoras multifuncionais HP DeskJet 2700 e HP DeskJet Plus 4100. Estes modelos podem ser geridos através da SmartApp, incluem dual band WiFi com self-reset e estão preparados para o serviço Instant Ink. Adicionalmente, a impressora multifuncional HP DeskJet Plus 4100 inclui um alimentador automático de documentos.
Já disponível está a HP Neverstop Laser, a primeira impressora laser do mundo com toner tank e dois modelos da família HP Neverstop Laser com suporte para rede. Os equipamentos possuem mais toner de origem com capacidade para imprimir até 5.000 páginas, e reduzem a necessidade de interrupções para recarregar. Outro dos destaques é o facto do custo do toner original ser o mais baixo na sua classe, tendo um custo até 1,6 cêntimos por página. As Neverstop podem estar ligadas em rede e serem geridas através da HP Smart App. Assim ficam acessíveis em todo o lado e em qualquer altura, permitindo a digitalização e impressão em dispositivos móveis, o envio de faxes com toda a segurança, a possibilidade de encomendar facilmente os Toner Reload Kits e aceder a gestão documental com as Smart Tasks (HP Neverstop Laser 1000n e HP Neverstop Laser 1200n apenas).
Na área da computação pessoal, há novos desktops até portáteis, passando por monitores e acessórios. Uma das novidades são os PCs Desktop All in One (AiO) HP Pavilion 24" e 27", com soluções concebidas para permitir que os utilizadores se divirtam com as longas maratonas de filmes e para dar as melhores respostas aos mais exigentes projetos escolares - sem deixar por mãos alheias os argumentos estéticos. A mistura perfeita entre forma e função permite que estes equipamentos fiquem bem em qualquer espaço da casa. Estes são os primeiros AiO HP Pavilion com zonas de carregamento Wireless Qi embutidas na base, com suporte para vários dispositivos com diferentes sistemas operativos.
A família de portáteis ficou também mais rica com a apresentação dos novos ENVY. Trata-se de portáteis com design minimalista, elegante e apelativo, que possuem chassis em alumínio sofisticado e um design de corte em diamante. Todos os novos HP ENVY possuem o teclado all-in-one, que inclui teclas facilmente acessíveis para ligar o computador, obturador da câmara, microfone com possibilidade de mute, leitor de impressão digital e o HP Command Center. Foram apresentados recentemente os modelos HP ENVY 13, HP ENVY 15, HP ENVY 17, HP ENVY x360 13 e HP ENVY x360 15.
A gama de gaming também foi alvo de uma renovação, com a apresentação dos novos modelos e acessórios OMEN, num ecossistema de hardware e software para ajudar os jogadores de hoje a estarem mais ligados e entretidos. Como o mais recente OMEN 15 ou o novo portátil HP Pavilion Gaming 16, o primeiro portátil com diagonal de 16" da HP.
Foram também apresentados os ratos OMEN Vector e OMEN Vector Essential, ambos com sensores desenvolvidos em conjunto com a PixArt. E os auscultadores OMEN Dyad, os primeiros headphones de ouvido da OMEN. A nível de monitores para jogos, destaque para o HP X24c. Já o novo headset HP X1000 de Gaming sem fios permite até 20 horas de liberdade.
Estas são algumas das soluções que demonstram a contínua aposta da HP na inovação e na apresentação de soluções que realmente marquem pela diferença, ajudando a marca a tornar-se cada vez mais numa das preferências dos utilizadores nacionais.