Hub tecnológico da Volkswagen Digital Solutions expande para o Norte

2024-04-05

A Volkswagen Digital Solutions (VWDS), hub tecnológico do Grupo Volkswagen sediado em Portugal, abriu uma unidade no Porto. A tecnológica pretende ainda promover a mobilidade dos seus colaboradores, permitindo que eles possam escolher a sua localização, seja em Lisboa, seja agora no Porto.
O hub tecnológico do grupo alemão, que conta com cerca de 30 nacionalidades e é composto por três tech units em Lisboa - CODE, SDC e MAN Digital Hub, abre assim o seu primeiro escritório fora da capital. O espaço de cowork DeHouse, na Trindade, foi a localização escolhida pela VWDS, passando a contar com um escritório de 120 metros quadrados, onde pode chegar às 30 estações de trabalho que suportam o modelo híbrido.
A escolha pelo Porto para a segunda localização e 4º escritório da VWDS resulta do reconhecimento do talento qualificado no Norte, sobretudo no Porto e nas áreas circundantes. Tal como as suas localizações em Lisboa, a base da VWDS no Porto tem como princípio estar em geografias emblemáticas, centrais e de fácil acesso, para promover a mobilidade dos trabalhadores e o seu bem-estar.
A equipa da VWDS que estará a Norte é, para já, composta por 20 pessoas recolocadas nesta nova localização, como «mbaixadores da marca e da cultura da empresa. Numa segunda fase, pretende-se a integração de novos elementos a partir do Porto, ibtegrando assim o talento tecnológico do Norte. A tecnológica assegura também que todos os seus trabalhadores possam escolher onde trabalhar, tendo agora o Porto e três localizações em Lisboa como opções de local de trabalho, para além da possibilidade do remoto.
"Sendo o Employer Branding um dos principais pilares da empresa tecnológica, era importante para a VWDS levar os embaixadores certos para a abertura do novo escritório, para que não se perca a dinâmica e cultura tão presente nas equipas. Assim, colaboradores que já trabalhavam em regime híbrido do Norte do país, puderam escolher passar para a nova localização e dar o pontapé inicial na cidade do Porto", diz Albertina Soares, Porto Project manager da Volkswagen Digital Solutions, responsável pela abertura do novo escritório.
Criada em 2018, a Volkswagen Digital Solutions pretendia alcançar 450 postos de trabalho. No final de 2023, atualizou o número para 520 trabalhadores e, com a evolução do negócio da digitalização das marcas do grupo, alcançou os 550 trabalhadores no início deste ano. Com a expansão para o Porto, anuncia um aumento do seu objetivo inicial, ainda a ser negociado.


2024-05-23 | Atualidade Nacional

Com 36ª edição dos Investor Relations and Governance Awards


2024-05-23 | Atualidade Nacional

Para aproveitar todo o potencial da tecnologia


2024-05-22 | Atualidade Nacional

Aliança para a indústria junta COTEC, INESC TEC, Kaizen Institute e Porto Business School


2024-05-22 | Atualidade Nacional

De acordo com previsões apontadas pela IDC


2024-05-22 | Atualidade Nacional

Decisão final está agora nas mãos da AdC


2024-05-22 | Atualidade Nacional

Lisboa quer posicionar-se a nível internacional nesta tecnologia


2024-05-22 | Atualidade Nacional

Com o grupo a focar-se cada vez mais no negócio da logística